Comentários

#1

  Aline, boa idéia e trabalho interessante. Mas é hora de definir,
  precisar melhor termos e unidades espaciais de análise ( escala).
  Já é preciso saber o que é 'impacto'e como será medido. Qual a unidade
  espacial? O reservatório, a bacia? Que dados usar, setores censitários?
  Dados coletados no exprimento?  Aqui ainda temos o tempo. É preciso dados
  socio-economicos em dois tempos , pelo menos, antes e ddepois da represa,
  você tem estes dados? Voce vai usar 'proxies' para a caractrização
  socio-economica ou vai usar os dados de censo. As datas permitem que
  voce trabalhe com eles. Voce está pensando em trabalhar comn os municipios
  do entorno do reservatório? Enfim, o trablho começa, boa sorte!

Idéias de trabalho

  • Título: Avaliação do impacto da criação do Reservatório de Serra da Mesa, Minaçu, GO, a partir de parâmetros sócio-econômicos.
  • Proposta: O monitoramento de reservatórios de água é importante na medida em que a variabilidade deste ecossistema possa refletir mudanças ambientais cujas causas podem ser de origem antrópica e/ou natural. O estudo destas relações de causa e efeito abre campo para diversas linhas de pesquisa com o intuito de caracterizar estas variabilidades, e assim, buscar a melhor forma de gerenciar os recursos hídricos.

O reservatório da Usina Hidrelétrica de Serra da Mesa, localizado na Bacia do Alto Tocantins ao norte do Estado de Goiás e na cidade de Minaçu (13°50’S - 48°30’W) foi escolhido como objeto de estudo. Trata-se de um represamento do rio Tocantins em sua porção mais a jusante e possui grande importância no panorama energético brasileiro.

O Reservatório de Serra da Mesa (RSM) envolve a descarga dos três principais tributários da cabeceira da bacia do rio Tocantins: rio Bagagem, rio Maranhão e rio Claro O RSM é caracterizado por seu grande porte e está sendo monitorado continuamente por um sistema meteo-limnológico ancorado desde 2004 (Stech, 2006).

Este trabalho tem por objetivo avaliar alguns impactos sócio-econômicos observados na região em torno do RSM, criado em 1998.

Referência Bibliográfica:

STECH, J.L.; LIMA, I.B.T.; NOVO, E.M.L.M.; SILVA, C.M.; ASSIREU, A.T.; LORENZZETTI, J.A.; CARVALHO, J.C.; BARBOSA, C.C.F; ROSA, R.R. Telemetric Monitoring system for meteorological and limnological data acquisition. Verh. Internat. Verein. Limnol., v. 29, p. 1747-1750, 2006.


Navigation