Aline Biasoli Trentin

  • Curso: Sensoriamento Remoto
  • Nível: Mestrado pela Universidade Federal de Santa Maria/Aluna ouvinte
  • Graduação: Geografia
  • Orientador: Waterloo Pereira Filho
  • e-mail: abtrentin@yahoo.com.br

Artigo Escolhido

Ecological analysis of the distribution and socio-spatial context of homicides in Porto Alegre, Brazil.

* Comentários [Miguel]

      Oi Aline, excelente escolha a de vocês! Lembrem-se: leitura crítica
      pede visitas as referências do artigo escolhido!!

O artigo escolhido já está sendo lido e estamos buscando referências sobre o assunto.

Trabalho Final

Miguel, a princípio, a proposta do nosso trabalho baseia-se na utilização de métodos Geoestatísticos ( semivariograma e krigeagem) para a interpolação de dados de Batimetria – porção do Lago Grande de Curuai/Santarém-PA. No entanto, a quantidade de dados que temos para a modelagem (aproximadamente 50.000 dados) extrapola os limites do Spring, não gerando o semivariograma; neste sentido, fizemos alguns testes de métodos geoestatísticos no Surfer. Para tanto, o Surfer não possui as etapas como no Spring (Ajuste de Semivariograma, Validação do Modelo); assim sendo, o que o professor sugere para a proposta ?

Então Miguel, a prosposta do trabalho já tinha sido discutida com o Claudio; foi ele que tinha sugerido tal trabalho. Quanto ao problema dos dados que tivemos, este foi discutido com o Claudio juntamente com o Eduardo e ainda não encontramos uma solução. No mais, hoje retornamos a falar com o Claudio e ele nos passou os dados de turbidez. Contudo, voltaremos a entrar em contato assim que melhor definirmos os objetivos do trabalho.

Abraço.

Miguel, estamos como uma nova proposta:

O objetivo da pesquisa seria avaliar o comportamento espacial da variável turbidez da água correlacionando-a com dados de batimetria, em parte da planície do lago de Curuai (PA), abrangendo o período de novembro (2003) e junho (2004), período de água baixa e cheia, respectivamente. Através da espacialização das variações de turbidez, pretendemos identificar em qual período a turbidez é mais afetada pela batimetria. Além disso, dados relacionados ao vento e ao total de sedimentos suspensos também poderiam ajudar nas explicações da dinâmica do lago.

A técnica a ser empregada para o estudo seria baseada na correlação linear simples entre as variáveis turbidez e total de sedimentos em suspensão. A análise seria feita para os períodos de água baixa e cheia. Ainda empregaríamos a modelagem dos dados de batimetria através da grade triangular a fim de relacioná-los com a espacialização da turbidez. A análise dos dados de turbidez por geoestatística seria feita a partir da interpolação pelo método da krigeagem nos períodos já mencionados, considerando as incertezas devido ao baixo número de pontos para a área.

aguardamos resposta… Abraço; Aline e Gisa.

Laboratórios

Comentários Professor


Navigation