Differences

This shows you the differences between two versions of the page.

Link to this comparison view

Both sides previous revision Previous revision
Next revision Both sides next revision
ser301:aline_biasoli_trentin [2007/11/29 14:43]
150.163.3.154
ser301:aline_biasoli_trentin [2007/11/29 15:52]
150.163.3.104
Line 24: Line 24:
  
 O artigo escolhido já está sendo lido e estamos buscando referências sobre o assunto. O artigo escolhido já está sendo lido e estamos buscando referências sobre o assunto.
 +
  
  
Line 41: Line 42:
  
 Abraço. ​ Abraço. ​
- 
-________________ 
- 
- 
-Miguel, estamos como uma nova proposta: ​ 
- 
-O objetivo da pesquisa seria avaliar o comportamento espacial da variável turbidez da água correlacionando-a com dados de batimetria ,em parte da planície do lago de Curuai (PA), abrangendo o período de novembro (2003) e junho (2004), período de água baixa e cheia, respectivamente. Através da espacialização das variações de turbidez, pretendemos identificar em qual período a turbidez é mais afetada pela batimetria. Temos a hipótese de que no período de água baixa, devido uma menor profundidade da coluna de água, a turbidez apresente níveis de concentração mais elevados por influência de sedimentos em suspensão que provém do fundo do lago. Essa ressuspensão estaria associada a ação do vento. Por outro lado, no período da cheia, quando a coluna de água é maior e, de modo geral, a presença de sedimentos em suspensão está relacionada ao aporte de sedimentos pela entrada de água dos afluentes, acreditamos que os padrões de turbidez variem menos devido menor ação dos ventos. A partir disso, teríamos uma estimativa da dinâmica da turbidez da água ao longo das planícies de inundação do lago Curuai. ​ 
- 
-A técnica a ser empregada para o estudo seria baseada na correlação linear simples entre as variáveis turbidez e total de sedimentos em suspensão. A análise seria feita para os períodos de água baixa e cheia. Ainda empregaríamos a correlação espacial entre a variável turbidez e a batimetria, seguida da modelagem dos dados de batimetria através da grade triangular. A análise dos dados de turbidez por geoestatística seria feita a partir da interpolação pelo método da krigeagem nos períodos já mencionados,​ considerando as incertezas devido ao baixo número de pontos para a área. 
- 
-Aguardamos resposta... Abraço; Aline e Gisa.  
- 
- 
- 
- 
- 
  
  

Navigation