05 de maio
Olá Érika. Melhorou muito mesmo.
Não consigo acessar seu OMT-G.
POr favor de um UPLOAD neste arquivo.
Use a função de upload do wiki.
E o quarto icone da direita para esquerda logo acima.
Um abraco,
Miguel

== 30/04/2008 Olá Miguel. Anexei o modelo OMTG do meu Projeto de Geoprocessamento, o nome do arquivo é: omtg_érika_cubatão.jpg. Agora após organizar os procedimentos a ser desenvolvido no projeto, posso explicar melhor o que será feito. Os mapas de declividade, de amplitude topográfica e de forma de encosta serão obtidos utilizando processamentos específicos a partir do MNT gerado com as curvas de nível, os pontos cotados e a rede de drenagem. Utilizando-se do mapa de amplitude topográfica, mapa de declividade, mapa de forma de encosta, e mapa de geologia pretende-se fazer o cruzamento destes, ainda não se sabe qual método de cruzamento será utilizado (Booleano ou Ponderado ou AHP, ou talvez poderá ser feito um teste com todos os métodos e verificar qual o melhor para este caso), bem, isso ainda será estudado e amadurecido. Outro fator que também será estudado é a forma de validação do mapa de susceptibilidade em relação ao inventário de cicatrizes, verifica-se a possilbilidade de aplicar algum método de relacionamento espacial. Espero ter esclarecido, estou estudando os dados e verificando as ferramentas que podem ser adotadas nos processamentos requeridos. Atenciosamente, Érika Akemi Saito Obs.: tentei mudar o meu nome no link erica, para érika, mas apagou toda a mensagem que o senhor havia escrito ^_^. ==

Dicionário de dados – Projeto de Geoprocessamento - Geração de mapa de susceptibilidade de escorregamento na Serra de Cubatão.

· Ortofotos (geo-campo): foram produzidas no Envy adquiridas em 1985 e 1994 com resolução de 0,5 m e 0,8 m respectivamente. · Inventário de Cicatrizes (geo-campo): delimita as regiões de cicatrizes, processo realizado visual e manualmente. · MNT (Modelo Numérico do Terreno) (geo-campo): será obtido a partir de pontos cotados (geo-campo), isolinhas (geo-campo) e linhas de quebra da rede de drenagem (rede). · Bacias Hidrográficas (geo-campo): delimita as bacias da região de estudo. · Amplitude topográfica (geo-campo): mapa temático representando a amplitude topográfica, será obtida a partir do fatiamento do MNT. · Declividade (geo-campo): mapa temático representando as classes de declividade, será também obtida a partir fatiamento da grade de declividade obtida pelo MNT. · Forma de encosta (geo-campo): mapa temático representado a forma da encosta, resultante de informações do MNT. · Geologia (geo-campo): mapa geológico obtido do IPT. · Mapa de susceptibilidade (geo-campo): resultado final esperado.