Leonardo Bacelar Lima Santos

Página referente ao andamento do meu doutorado, sob orientação do Dr. Antônio Miguel V. Monteiro

Para o que estou fazendo por esses dias: wiki atualmente


== Resumo ==

O meu projeto de doutorado cunha o termo Redes Complexas de Base Territorializada (RCBT), em referência a Redes Complexas (RC) sob as quais a construção e a análise envolve o conhecimento direto da localização dos vértices e arestas no espaço geográfico.

São três núcleos (etapas) bem definidos e interligados:

1. Núcleo conceitual (aspectos teóricos) - Após uma revisão da literatura do que mais se aproxima de uma RCBT, com foco especial nos modelos de geração de tais redes, são proferidos levantamentos sobre a demanda da inserção de “componentes geográficas” nas RC. A representação do espaço na teoria da RC é, contudo, topológica, mas não geográfica (KUBY, 2005), a localização dos vértices, a proximidade entre eles e o comprimento das arestas são tratados como irrelevantes: a imensa maioria dos trabalhos versam sobre a topologia e não sobre a geogra fia das redes (HAYASHI, 2006).

2. Núcleo computacional (laboratório integrado para implementação) - Os algoritmos propostos serão implementados, por meio de códigos C++, TerraLib (5.0) e R, utilizando as interfaces entre R e C++.

3. Prova de conceito (aplicação robusta) - O objetivo final é aplicar a metodologia desenvolvida em um problema real de grande porte no domínio da modelagem computacional de epidemias. Especificamente serão utilizadas redes de mobilidade urbana para guiar o Activity Space (leonardo_geoinfo2011.pdf) de uma robusta plataforma para modelagem e simulação de epidemias de Dengue em centros urbanos, denominada DengueME (relativa à rede PRONEX de modelagem da Dengue e ao projeto TerraME).

A proposta de tese apresentada é consonante ao plano diretor do INPE (2011-2015), no qual um dos objetivos estratégicos é “Produzir dados, software e metodologias para fortalecer a atuação do INPE nas áreas da aplicações espaciais, da saude, educação, segurança pública e desenvolvimento urbano”.


== Cronograma ==

Os primeiros papos referentes ao projeto começaram no 3º trimestre de 2010, quando fechamos as ideias centrais e fizemos a inscrição no programa de doutorado da CAP-INPE.

Como, oficialmente, aluno de doutorado foi seguido no 1º ano o seguinte cronograma:

– Sobre o 2º ano de doutorado:

– Previsão para o 3º ano de doutorado:

– Previsão para o 4º ano de doutorado:

– Previsão para o 5º ano de doutorado: