Differences

This shows you the differences between two versions of the page.

Link to this comparison view

Both sides previous revision Previous revision
aulas [2009/08/06 10:30]
gilberto
aulas [2009/08/31 00:45] (current)
gilberto
Line 21: Line 21:
  
 Como construir bons argumentos. A relação entre hipóteses e evidências. Como oferecer evidências confiáveis. Garantias: as bases de nossas crenças. Como qualificar os argumentos. O problema da validação das hipóteses. Referência: ​ "The Craft of Research, cap. 7-10 ([[http://​www.dpi.inpe.br/​gilberto/​cursos/​ser212/​argumentacao.ppt |Slides da aula]]). Como construir bons argumentos. A relação entre hipóteses e evidências. Como oferecer evidências confiáveis. Garantias: as bases de nossas crenças. Como qualificar os argumentos. O problema da validação das hipóteses. Referência: ​ "The Craft of Research, cap. 7-10 ([[http://​www.dpi.inpe.br/​gilberto/​cursos/​ser212/​argumentacao.ppt |Slides da aula]]).
- 
-===== **Avaliação de Teses de Outros** ===== 
- 
-Neste ponto, cada aluno deverá apresentar uma avaliação de uma tese em sua área. Esta avaliação deverá responder a perguntas como: //Qual a pergunta científica que serviu de base para o trabalho? Como esta pergunta avança o conhecimento? ​ 
-Qual a hipótese de trabalho feita na tese? Como esta hipótese ajuda a responder à pergunta científica?​ Qual foi o experimento realizado para validar a hipótese? Quais são as evidências e garantias que o experimento é válido? 
-Como os resultados produzidos corroboram a hipotese postulada no inicio? O que, afinal foi produzido como corpo de conhecimento?​ O objetivo proposto foi alcancado? Quais as limitacoes das solucoes propostas? Qual o poder de generalidade do resultado?//​ (Veja um [[http://​www.dpi.inpe.br/​gilberto/​cursos/​ser212/​exemplo_analise_tese.ppt|bom exemplo de analise de tese]]) 
  
  
Line 33: Line 27:
 Pensando como um leitor. Começando com um resumo geral. Princípio básico: o velho antes do novo. Como escrever introduções e conclusões. O processo de revisão do documento. As qualidades de um documento. A necessidade de clareza. Familiaridade:​ usando analogias para comunicação eficiente. Precisão: como evitar afirmações ambíguas. Objetividade:​ concisão como virtude. Referência: ​ "The Craft of Research",​ cap. 11-15 ([[http://​www.dpi.inpe.br/​gilberto/​cursos/​ser212/​producao_documentos.ppt |Slides da aula]]). Pensando como um leitor. Começando com um resumo geral. Princípio básico: o velho antes do novo. Como escrever introduções e conclusões. O processo de revisão do documento. As qualidades de um documento. A necessidade de clareza. Familiaridade:​ usando analogias para comunicação eficiente. Precisão: como evitar afirmações ambíguas. Objetividade:​ concisão como virtude. Referência: ​ "The Craft of Research",​ cap. 11-15 ([[http://​www.dpi.inpe.br/​gilberto/​cursos/​ser212/​producao_documentos.ppt |Slides da aula]]).
  
 +===== Como comunicar seus resultados =====
  
 +Como fazer apresentações eficientes? O que comunicar? Como organizar sua palestra e como preparar seus slides para melhor aproveitamento pela audiência? Referencias:​ [[http://​www.dpi.inpe.br/​gilberto/​cursos/​ser212/​rethinking_penn_state.pdf | "​Rethinking Presentation Slides"​ by Michael Alley, PSU]] e [[http://​www.dpi.inpe.br/​gilberto/​cursos/​ser212/​slide_template.ppt | "Slide Template"​ by Michael Alley, PSU]] 
  
 +===== Ética da Pesquisa Científica =====
  
 +Os jovens cientistas e alunos de pos-graduação tem usualmente pouca informação sobre os aspectos éticos da pesquisa científica. À parte o que indica o senso comum ("não roubar a tese de outrem"​),​ existe uma ampla zona cinzenta sobre o que é ou não aceitável na produção de conhecimento. Esta aula descreve as práticas aceitas pela comunidade, que compõem o que chamamos de "​ética da pesquisa científica"​.
 +([[http://​www.dpi.inpe.br/​gilberto/​present/​etica_pesquisa_cientifica.ppt |Slides da aula]]). ​
  
 +===== **Avaliação de Teses de Outros** =====
  
 +Neste ponto, cada aluno deverá apresentar uma avaliação de uma tese em sua área. Esta avaliação deverá responder a perguntas como: //Qual a pergunta científica que serviu de base para o trabalho? Como esta pergunta avança o conhecimento? ​
 +Qual a hipótese de trabalho feita na tese? Como esta hipótese ajuda a responder à pergunta científica?​ Qual foi o experimento realizado para validar a hipótese? Quais são as evidências e garantias que o experimento é válido?
 +Como os resultados produzidos corroboram a hipotese postulada no inicio? O que, afinal foi produzido como corpo de conhecimento?​ O objetivo proposto foi alcancado? Quais as limitacoes das solucoes propostas? Qual o poder de generalidade do resultado?//​ (Veja um [[http://​www.dpi.inpe.br/​gilberto/​cursos/​ser212/​exemplo_analise_tese.ppt|bom exemplo de analise de tese]])
  
 +===== **Como será sua tese?** =====
  
 +Cada aluno deverá fazer uma breve apresentação sobre sua própria tese. Esta apresentação deverá descrever o problema científico e a hipótese a ser feita. Deverá justificar porque o problema é relevante para a Ciência e como a hipótese feita pelo aluno poderá avançar o conhecimento em sua área.
  
  
- 
-===== Como escrever e revisar artigos científicos ===== 
- 
-Porque publicar em revistas? Como funciona o processo de revisão por pares? Como escolher a revista adequada para seu artigo? Como responder a revisores? Exemplos práticos. ​ 
- 
- 
-===== Como comunicar seus resultados ===== 
- 
-Como fazer apresentações eficientes? O que comunicar? Como organizar sua palestra e como preparar seus slides para melhor aproveitamento pela audiência? Referencias:​ [[http://​www.dpi.inpe.br/​gilberto/​cursos/​ser212/​rethinking_penn_state.pdf | "​Rethinking Presentation Slides"​ by Michael Alley, PSU]] e [[http://​www.dpi.inpe.br/​gilberto/​cursos/​ser212/​slide_template.ppt | "Slide Template"​ by Michael Alley, PSU]]  
- 
-===== **Como será sua tese?** ===== 
- 
-Neste ponto, cada aluno deverá fazer uma breve apresentação sobre sua própria tese. Esta apresentação deverá descrever o problema científico e a hipótese a ser feita. Deverá justificar porque o problema é relevante para a Ciência e como a hipótese feita pelo aluno poderá avançar o conhecimento em sua área.