Differences

This shows you the differences between two versions of the page.

Link to this comparison view

Both sides previous revision Previous revision
Last revision Both sides next revision
bdgeo_turma_de_2014 [2015/06/17 13:52]
lubia
bdgeo_turma_de_2014 [2015/06/17 14:48]
lubia
Line 1: Line 1:
 ====== Trabalhos apresentados pela Turma de 2014 ====== ====== Trabalhos apresentados pela Turma de 2014 ======
- 
-====== Neo4j: Estudo de Caso ====== 
-Aluna: **Sandy Porto**\\ 
-Resumo: \\ 
-O objetivo deste trabalho é explorar a ferramenta Neo4j1, um banco de dados onde os objetos e relações são guardados num estrutura em grafo. 
-Um grafo é um conjunto de pontos e linhas, onde os pontos representam objetos e as linhas as relações entre estes. No Neo4j a mesma definição é válida, cada no ́ no banco representa algum objeto, e as ligações, que no caso do banco são sempre direcionadas,​ as relações entre esses objetos. Cada nó pode receber um classificação chamada ‘Label’,​ para diferenciar objetos diferentes representados pelos nós, cada nó pode ter zero, um ou mais ‘Labels’. 
-Cada nó ou ligação pode ainda ter propriedades associadas. Em comparação com banco de dados relacionais,​ as propriedades são equivalentes aos atributos da tabela. As propriedades sã armazenadas como pares nome/valor de cada característica. Essas propriedades podem ser strings, números ou booleanos.\\ 
-{{:​cap349_2012:​sandy.pdf|Apresentação}} 
  
 ====== Classificação automática de áreas cafeeiras por meio de um banco de dados geográfico. ====== ====== Classificação automática de áreas cafeeiras por meio de um banco de dados geográfico. ======
Line 18: Line 10:
 Considerando as dificuldades no processo de mapeamento manual e os avanços computacionais da última década, o objetivo deste trabalho foi realizar o mapeamento automático de áreas cafeeiras para a região sul de minas gerais utilizando técnicas de mineração de dados e um banco de dados geográfico. Considerando as dificuldades no processo de mapeamento manual e os avanços computacionais da última década, o objetivo deste trabalho foi realizar o mapeamento automático de áreas cafeeiras para a região sul de minas gerais utilizando técnicas de mineração de dados e um banco de dados geográfico.
  
-====== Algoritmo para construção ​de Packed R-Tree na TerraLib ======+====== Algoritmo para construção ​de Packed R-Tree na TerraLib ======
 Aluno: **Marcos Paulo Lobo de Candia**\\ Aluno: **Marcos Paulo Lobo de Candia**\\
 Resumo: \\ Resumo: \\
-Uma das características ​dos Sistemas Gerenciadores de Banco de Dados (SGBDs) atuais ​é a capacidade de manipular dados espaciais. ​Métodos ​de acesso para dados espaciais, ou índices ​espaciais, ​são estruturas de dados essenciais para o processamento eficiente de consultas espaciais. Uma consulta espacial tem o processamento dividido em duas etapas: filtragem e refinamento. Na etapa de filtragem ​são usados os métodos ​de acesso espaciais, que reduz e seleciona os possíveis ​candidatos que satisfaçam ​a consulta. A etapa de refinamento envolve a aplicação ​de algoritmos ​geométricos ​computacionalmente complexos aplicados a geometria exata dos candidatos selecionados na etapa anterior. K-d Tree, Grid File, Quad-Tree e R-Tree ​são exemplos de métodos ​de acesso espaciais.+Uma das características ​dos Sistemas Gerenciadores de Banco de Dados (SGBDs) atuais ​é a capacidade de manipular dados espaciais. ​Métodos ​de acesso para dados espaciais, ou índices ​espaciais, ​são estruturas de dados essenciais para o processamento eficiente de consultas espaciais. Uma consulta espacial tem o processamento dividido em duas etapas: filtragem e refinamento. Na etapa de filtragem ​são usados os métodos ​de acesso espaciais, que reduz e seleciona os possíveis ​candidatos que satisfaçam ​a consulta. A etapa de refinamento envolve a aplicação ​de algoritmos ​geométricos ​computacionalmente complexos aplicados a geometria exata dos candidatos selecionados na etapa anterior. K-d Tree, Grid File, Quad-Tree e R-Tree ​são exemplos de métodos ​de acesso espaciais. 
 + 
 +====== Neo4j: Estudo de Caso ====== 
 +Aluna: **Sandy Porto**\\ 
 +Resumo: \\ 
 +O objetivo deste trabalho é explorar a ferramenta Neo4j1, um banco de dados onde os objetos e relações são guardados num estrutura em grafo. 
 +Um grafo é um conjunto de pontos e linhas, onde os pontos representam objetos e as linhas as relações entre estes. No Neo4j a mesma definição é válida, cada no ́ no banco representa algum objeto, e as ligações, que no caso do banco são sempre direcionadas,​ as relações entre esses objetos. Cada nó pode receber um classificação chamada ‘Label’,​ para diferenciar objetos diferentes representados pelos nós, cada nó pode ter zero, um ou mais ‘Labels’. 
 +Cada nó ou ligação pode ainda ter propriedades associadas. Em comparação com banco de dados relacionais,​ as propriedades são equivalentes aos atributos da tabela. As propriedades sã armazenadas como pares nome/valor de cada característica. Essas propriedades podem ser strings, números ou booleanos.\\ 
 +{{:​cap349_2012:​sandy.pdf|Apresentação}} 

Navigation