This is an old revision of the document!


Gabriela de Azevedo Couto

  • Curso: Ciência do Sistema Terrestre
  • Nível: Doutorado
  • Formação: Bacharelado (2001) e Licenciatura (2006) em Ciências Biológicas/USP, mestrado em Ciência Ambiental PROCAM/USP (2012)
  • Orientador: Regina Alvalá
  • Tema Geral da Pesquisa: O papel do conhecimento e do uso de tecnologias como potenciais redutores de desastres
  • Email: gabriela.couto@inpe.br


Ideia para artigo: Em região de alta vulnerabilidade a desastres e de baixa governança (a definir), fazer caracterização socioeconômica da população, suas formas de organização social e estruturas institucionais.

Região: Mairinque - Mairinque é um município brasileiro do estado de São Paulo situado na Região Metropolitana de Sorocaba, na Mesorregião Macro Metropolitana Paulista e na Microrregião de Sorocaba. Localiza-se a uma latitude 23º32'45“ sul e a uma longitude 47º11'00” oeste, estando a uma altitude de 850 metros. Sua população estimada em 2016 era de 48.852 habitantes. (fonte: Wikipedia)

Justificativa: Mairinque se caracteriza por ser um município que não possui defesa civil, ainda que seja alvo de ameaças naturais (quais?) potenciais causadoras de desastres. O município já tem em seu histórico uma tentativa de organização municipal para enfrentar desastres, tendo acontecido em 2013 o evento “Mayryk Bousai 2013: Workshop internacional sobre prevenção de desastres naturais” que teve como objetivo “capacitar servidores públicos municipais, estaduais e membros da sociedade civil visando destacar uma cidade resiliente com a redução de danos em desastres naturais embasados no know how do governo do Japão”


Navigation