This is an old revision of the document!


Metodologia para Definição de Áreas Susceptíveis a Inundação ou Corridas de Lama

Autoria

Laércio M. Namikawa - laercio@dpi.inpe.br

Creative Commons License
Metodologia para Definição de Áreas Susceptíveis a Inundação ou Corridas de Lama by Laercio M. Namikawa is licensed under a Creative Commons Attribution-ShareAlike 3.0 Unported License.



As áreas susceptíveis a inundação ou corridas de lama podem ser obtidas a partir produtos derivados de modelos de elevação. Um destes produtos é o modelo HAND (Height Above Nearest Drainage) no qual são representados os valores das distâncias verticais a drenagem mais próxima. Se assumirmos que uma inundação ou corrida de lama atinge uma distância vertical igual em toda a extensão de um determinado trecho de drenagem, então podemos determinar a região atingida como sendo cujo valor no modelo HAND é o mesmo ou menor que o valor de inundação (o qual deve ser definido por algum outro modelo hidrológico).

Dados

Os modelos de elevação podem ser de diversas fontes e escalas. A escala e fonte do modelo irão definir a exatidão do resultado (o qual depende também de outros múltiplos fatores). Os modelos de elevação obtidos pelo SRTM tem cobertura global e são disponibilizados com resolução espacial de 1 arcosegundo e 3 arcosegundos. A principal vantagem do uso dos dados do SRTM são a cobertura global (entre 60 graus de latitude norte e 54 graus de latitude sul), a consistência temporal (dados brutos foram adquiridos entre os dias 11 e 22 de fevereiro de 2000 - fonte) e a consistência metodológica (mesmo procedimento aplicado).

Procedimentos

O processamento do dado de elevação é realizado no TerraHidro e o processamento das imagens e a combinação com os produtos derivados no TerraHidro é realizado no SPRING.

TerraHidro

No TerraHidro: são definidos os canais de drenagem; selecionados aqueles onde podem ocorrer as inundações; e calculados os valores das distâncias verticais a drenagem mais próxima (Height Above Nearest Drainage - HAND) na forma de uma grade regular.

SPRING

No SPRING: a grade HAND é reamostrada para gerar curvas de nível suavizadas (somente para melhor interpretação visual); as imagens são realçadas; e as curvas de nível do HAND reamostradas são sobrepostas as imagens.


Navigation