This is an old revision of the document!


Fernando Leonardi


DISSERTAÇÃO DE MESTRADO

  • Título: Abordagens Cognitivas e Mineração de Dados aplicadas a Dados Ópticos Obitais e de Laser para a Classificação de Cobertura do Solo Urbano
  • Resumo: Muitos métodos para classificação de imagens de sensoriamento remoto têm sido desenvolvidos desde o lançamento dos primeiros satélites. Esses métodos foram muito eficientes até a década de 1990 e continuam sendo para muitas aplicações com o uso de satélites de média e baixa resolução espacial. Mas com o lançamento dos satélites de alta resolução, voltados, entre outros temas, para o estudo do ambiente intra-urbano, surgiu a necessidade de uma nova abordagem para interpretação das imagens, em função desses sensores capturarem detalhes de cenas muito heterogêneas, como é o caso das áreas urbanas, caracterizadas por uma grande variação interna das classes. Diante disso, a abordagem orientada a objeto e baseada em segmentação multiresolução tem se mostrado bastante eficiente para a discriminação da grande quantidade de alvos urbanos representados em imagens de alta resolução espacial. Porém, esse tipo de classificação exige a experiência de um especialista para operar o sistema. Uma técnica que pode facilitar o trabalho do especialista no sentido de automatizar algumas rotinas da classificação é a mineração de dados, que utiliza técnicas que permitem explorar um conjunto de dados, extraindo ou ajudando a evidenciar padrões de interesse nestes dados e auxiliando na descoberta de conhecimento. Nesse sentido, empregar abordagens cognitivas (rede semântica multinível, lógica fuzzy, análise orientada a objeto) e mineração de dados (algoritmos genéticos, redes neurais) para classificação de cobertura do solo urbano a partir de dados ópticos orbitais e de perfilamento a laser possui potencial para a geração de resultados mais precisos do que os métodos de classificação de imagens empregados convencionalmente.

Defesa da proposta de Dissertação

Proposta Apresentada e Aprovada em 18/03/09 (vou anexar)


Disciplinas - PG-SER

Créditos concluídos: 2?

Conceito global: A-

Disciplina em andamento: NENHUMA

Disciplina de Seminários: realizado em 2008 - APROVADO

Exame de Língua Estrangeira: APROVADO

Seminário: “Orientação para Pesquisa e Publicação Digital no INPE”: realizado em 16/abril/2009 - APROVADO


Andamento dos Processamentos

  • Imagem (Dados): Em fase de aquisição da imagem IKONOS pela Space Imaging - Recurso liberado, apenas aguardando o depósito da pg-ser para enviar o contrato oficial. Após o envio do contrato, previsão de 10 dias para entrega da imagem. A nova imagem a ser adquirida possui as seguintes características: bandas originais (separadas) do IV, R, G, B com resolução espacial de 4m e PAN com resolução espacial de 1m.
  • Levantamento de Campo (Uberlândia-MG): No mês de Julho de 2009 realizou-se o levantamento de campo com GPS visando coletar pontos bem definidos para serem utilizados na correção geométrica da imagem de satélite (IKONOS-II) e também para serem utilizados na validação dos modelos de elevação derivados do perfilamento a laser (MDT, MDS e MDA).
  • Aquisição da Imagem e Processamento: Após aquisição da imagem IKONOS-II, realizou-se a fusão das bandas R-G-B-IV pelo método IHS e na sequencia executou-se a ortorretificação absoluta utilizando os pontos levantados em campo com GPS. Na ortorretificação foram utilizados os 3 métodos de interpolação, vizinho mais próximo, bilinear, convolução cúbica, porém, o método que apresentou melhor resultado foi a ortorretificação utilizando o interpolador com convolução cúbica.
  • Validação da Ortorretificação e do Laser Scanning Data:Utilizou-se os pontos levantados em campo (GPS) para realizar a validação dos MDE's e da imagem ortorretificada. O resultado apresentou-se muito satisfatório!
  • Aplicativo SPT (PUC-RJ): Na sequencia gerou-se um pequeno recorte da imagem corrigida para utilizar no software spt para definição dos parâmetros ótimos de segmentação, como por exemplo, escala, forma e compacidade.

* Segmentação Multiresolução: Após a determinação dos parametros ótimos utilizando o SPT, os mesmo foram iseridos na plataforma DEFINIENS 7.0 para execução da segmentação. Os resultados alcançados nessa etapa foram excelentes, os quais tiveram aprovação da Dra. Cláudia.

TRABALHO DE PDI AVANÇADO

Proposta de Trabalho

  • Realizar diferentes métodos fusão implementados por Silva, F. C.(2009) para uma imagem IKONOS obtida em 2009 contendo a área urbana de Uberlândia-MG, cujo objetivo deste trabalho é avaliar a adequabilidade dos métodos e averiguar se a reaplicação condiz com os testes feitos pelo autor, visto que o mesmo também aplicou os métodos de fusão para uma outra imagem derivada do satélite IKONOS. Lembando que as avaliações serão tanto qualitativa quanto quantitativa.

Navigation