Differences

This shows you the differences between two versions of the page.

Link to this comparison view

proposta_trabalho_27_11 [2009/11/27 23:41]
freitas created
proposta_trabalho_27_11 [2009/11/27 23:43] (current)
freitas
Line 1: Line 1:
 + ​[[Proposta de Trabalho]]
 +
 ===== Proposta de Trabalho ===== ===== Proposta de Trabalho =====
 +
 +Titulo: Investigação de fatores sócio-ambientais relacionados com mudanças de uso e cobertura da terra na região do Alto Uruguai (RS-SC)
 +
 +O objetivo principal do trabalho proposto é buscar padrões espaço-temporais relacionados às mudanças de uso e cobertura da terra em área do Alto Uruguai (total de 14 municípios do RS-SC) no período de 2002 até 2008. A ênfase do trabalho será a investigação de variáveis sócio-ambientais que contribuam para o entendimento da dinâmica da paisagem e dos processos diretamente relacionados com as mudanças de uso e cobertura da terra. A base de dados será composta de: 1) classificação do uso e cobertura da terra nas datas de 2002 e 2008 com base em imagens Landsat-5 TM; 2) dados censitários do Censo Demográfico de 2000 nos níveis de agregação de municípios e setores censitários.
 +
 +Para atingir tais objetivos, propõe-se a análise exploratória dos dados através de ferramentas de visualização,​ exploração e modelagem estatística dos dados acima referidos. Entre tais ferramentas,​ as mais simples são compostas pela visualização através de mapeamentos e gráficos que possibilitem os insights iniciais da investigação. A exploração e modelagem estatística dos dados que se pretende fazer é composta por análises estatísticas multivariadas espaciais com base em modelos regressão espacial (SAR e CAR) que possibilitem a identificação de padrões e de variáveis correlacionadas com as mudanças de uso e cobertura da terra. Estas técnicas mencionadas serão acompanhadas das devidas fases: a priori, de preparação e compatibilização dos dados (operações de transformação,​ etc.) e, a posteriori, de análise e síntese dos resultados (análise de resíduos, significância estatística,​ autocorrelação espacial, etc.).
 +
 +Os resultados esperados são: 1) a definição de um modelo de regressão espacial significantes com  variáveis sociais correlacionadas aos processos de mudança de uso e cobertura da terra a serem usados em etapas subseqüentes da pesquisa de doutorado de modelagem da dinâmica da paisagem.
 +