This is an old revision of the document!
Comentários
#1
Alana e Allan, uma boa idéia sem dúvida. Acredito que o o trabalho de vocês tenta endereçar duas perguntas: (1) O Plano Diretor do Municipio ( existe um em discussão!)define áreas com destinação de uso. Quais são, onde e em quanto as transgressões em APP e como elas se relacionam com as destinações do PDU? (2) Nestas áreas de transgressão como podemos estabelecer o perfil socio-economico dos usos de solo obervados? Para este trabalho é preciso primeiro entender as unidades de análise a serem usadas. Serão as 23 ( acho que são 23, não me lembro!) UP ( Unidades de Planejamento )? Não há Mapa de Bairros oficiais em SJC. Serão os setores censitários? Que dados serão usados , a síntese do último survey amostral feito pelo NEPO para a prefeitura que gerou o Atlas Socio-economico e Populacional de SJC? Como voces vão captura 'ocupações'? Serão imagens de satélites com classificação e geração de uma mapa de uso e cobertura ? Enfim, o ideal agora é tentar estabelecer melhor que perguntas voces querem de fato responder, ou mesmo, QUE PERGUNTA ( pode ser uma só!) e detalhar melhor a idéia para que o experimento possa ser delineado.
#2
De fato, pelo título e proposta descritos anteriormente não ficou clara a nossa idéia. Acreditamos que uma melhor definição seria: Título: Perfil sócio-econômico das ocupações em APP na área urbana do município de São José dos Campos-SP. Proposta: Estimar a área ocupada de APP e relacionar esta ocupação com o perfil sócio-econômico dos setores sócio-econômicos definidos no Plano Diretor do Município. Estamos com o Banco de Dados "Cidade Viva" do ano de 2006 e agora estamos com as seguintes dúvidas. O plano diretor de 2006 define o perfil sócio-econômico considerando as variáveis: - demográficas; - habitacionais; - circulação; - sócioeconômicos (desemprego, atividade exercida, nível de instrução, renda). Assim, temos as possibilidades:
(a) utilizar este perfil já definido no plano diretor, ou; (b) Estabelecer outros critérios, baseados nos setores censitários do IBGE de 2000, para definir um perfil.
#2
De fato, pelo título e proposta descritos anteriormente não ficou clara a nossa idéia. Acreditamos que uma melhor definição seria:
Título: Perfil sócio-econômico das ocupações em APP na área urbana do município de São José dos Campos-SP. Proposta: Estimar a área ocupada de APP e relacionar esta ocupação com o perfil sócio-econômico dos setores sócio-econômicos definidos no Plano Diretor do Município.
Estamos com o Banco de Dados “Cidade Viva” do ano de 2006 e agora estamos com as seguintes dúvidas. O plano diretor de 2006 define o perfil sócio-econômico considerando as variáveis: - demográficas; - habitacionais; - circulação; - sócioeconômicos (desemprego, atividade exercida, nível de instrução, renda)
Assim, temos as possibilidades: (a) utilizar este perfil já definido no plano diretor, ou; (b) Estabelecer outros critérios, baseados nos setores censitários do IBGE de 2000, para definir um perfil.
Idéias de trabalho
- Autores: Allan e Alana
- Título: Análise da ocupação do solo em APP na área urbana de São José dos Campos/SP
- Proposta: Avaliar se o as ocupações em APP na área urbana de São José dos Campos estão relacionadas com os setores socioeconômicos determinados pelo plano diretor do Município