This is an old revision of the document!


Wagner Barreto da Silva

  • Curso: Sensoriamento Remoto (INPE)
  • Nível: Doutorado
  • Formação: Engenheiro Cartógrafo[Instituto Militar de Engenharia] (1999)

Mestre em Engenharia Cartográfica [Instituto militar de Engenharia] (2005)

  • Orientadora: Dra. Corina da Costa Freitas
  • Contato: wbarr@ig.com.br

Trabalho Proposto

Título provisório Utilização de ferramentas de Geoprocessamento e de dados do DETER – Detecção do Desmatamento em Tempo Real – para geração de um mapa de desmatamento e degradação do Bioma Amazônia no Município de Lábrea-AM.

Descrição do Problema Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), o município de Lábrea, localizado a 703 quilômetros de Manaus, foi um dos 36 municípios da Amazônia Legal que contribuíram com metade do desmatamento da região no segundo semestre de 2007. Identifica-se como uma das principais soluções para contenção do avanço do desmatamento na região a criação de unidades de conservação.

Em maio de 2004, o INPE deu início à detecção de atividades de desflorestamento na Amazônia em tempo real utilizando dados do sensor MODIS e WFI, utilizando para isso uma metodologia chamada de Projeto DETER (“Detecção em Tempo Real do Desflorestamento na Amazônia”).

O trabalho proposto tem por objetivo aplicar as ferramentas de Geoprocessamento e Sistema de Informação Geográfica para gerar um mapa de desmatamento e degradação do Bioma Amazônia no Município de Lábrea – AM, considerando todos os dados do Projeto DETER desde sua implantação.

Pergunta Principal De acordo com o mapa a ser gerado e com a tendência de expansão do desmatamento, que áreas podem ser indicadas como ideais para criação de Unidades de Conservação dentro do município de Lábrea -AM, visando à contenção do desmatamento?


Navigation