This is an old revision of the document!


Minha proposta para o trabalho final do curo de introdução ao geoprocessamento é a criação do Kernel de desmatamento na Amazônia Legal Brasileira.
O Kernel de desmatamento é definido da seguinte maneira:
1- somatória das áreas dos polígonos de desmatamento mapeados pelo PRODES na articulação da cartografia sistemática de escala 1:50.000 (células de 25km x 25km).
2- Transformação da soma das áreas desmatadas em cada célula em percentil;
3- Ordenação do percentil das áreas desmatadas de forma decrescente;
4- Agrupamento do percentil em dez grupos com a mesma porcentagem (10%) de área desmatada nas células para cada ano;
5- somatória das áreas de floresta remanescente mapeados pelo PRODES na articulação da cartografia sistemática de escala 1:50.000 (células de 25km x 25km);
6- Transformação da soma das áreas de remanescente florestal em célula em percentil;
7- Ordenação do percentil das áreas de floresta remanescente de forma decrescente;
8- Agrupamento do percentil em dez grupos com a mesma porcentagem (10%) de área de floresta remanescente nas células para cada ano;
9- Ordenamento dos grupos de desmatamento e floresta remanescente em ordem decrescente e hierarquização dos conjuntos (desmatamento x floresta remanescente) nas células (25km x 25km) que contem as maiores áreas desmatadas e as áreas com maiores remanescentes florestais.
10- Kernel (90-90) é representado pelo conjunto dos grupos que contém até 90% das áreas desmatadas e 90% das áreas de remanescente florestal, Kernel (80-80) é representado pelo conjunto dos grupos que contém até 80% das áreas desmatadas e 80% das áreas de remanescente florestal, Kernel (70-70)… e assim por diante.


Navigation