Bárbara Maria Giaccom Ribeiro

  • Curso: Sensoriamento Remoto (INPE)
  • Nível: Mestrado
  • Formação: Arquiteta e Urbanista [Universidade Presbiteriana Mackenzie] (Turma 2002)
  • Pesquisa: Análise das condições de implantação do projeto viário Rodoanel Mário Covas e seus reflexos ambientais e sociais na Região Metropolitana de São Paulo - utilizando sistemas de informação geográfica e técnicas de sensoriamento remoto avançado.
  • Contato: barbara@dpi.inpe.br / Ltid: 3945-6437 / (12) 9727-1984

.

Laboratórios

.

Trabalho Prático

Título Provisório

Identificação e análise de possíveis impactos da alteração da fluidez do tráfego em grandes vias de circulação na dinâmica urbana de uso e ocupação do solo usando SIGs e dados de Sensoriamento Remoto.

Descrição do problema

Atualmente, o direcionamento de grandes volumes de tráfego urbano (veículos particulares e públicos/coletivos) para determinadas vias acaba por influenciar a ocorrência de alterações na dinâmica de uso e ocupação do solo nas áreas lindeiras a essas ruas e avenidas. Esta “transferência” de tráfego – quase sempre comprometidora da fluidez da via que o recebe – tem o poder de modificar os rumos do desenvolvimento urbano da região em que se insere. Na Capital paulista, é possível observar constantemente a mudança de paisagem de quadras – e até de bairros inteiros – imediatamente após alteração caráter de certas vias de circulação – alterações estas, geralmente conduzidas por medidas públicas de (tentativas de) reestruturação da malha viária para acomodação do número crescente de veículos em circulação. É o caso das vias que receberam corredores de ônibus (Rua da Consolação, Av. Rebouças, Av. Santo Amaro, Av. Nove de Julho, etc), daquelas que viram seu tráfego aumentar exorbitantemente nas últimas décadas, como das avenidas marginais dos rios Tietê e Pinheiros, Corredor Norte-Sul, Radial Leste-Oeste e Elevado Costa e Silva, etc.

Pergunta principal, premissas e hipótese

“As mudanças na fluidez do tráfego (intensificação e/ou alteração) nas grandes vias de circulação paulistanas exercem algum impacto sobre a dinâmica de uso e ocupação do solo nas suas áreas de borda?”

Buscando responder a essa pergunta, o presente trabalho objetiva avaliar de que maneira a diversificação e intensificação do tráfego urbano influencia nas alterações dos usos (residencial, comercial/serviços, institucional, etc) e dos índices de ocupação (verticalização, adensamento, etc) dos lotes imediatamente adjacentes às grandes vias de circulação, gerando uma valorização da área, ou sua “morte” (JACOBS, J. Death and Life of Great American Cities, 1961).

Dados de sensoriamento remoto e levantamentos antigos em comparação com dados atuais poderão confirmar o adensamento de construções em paralelo - com o aumento do valor dos imóveis.

  • MSS Landsat, do acervo do INPE em Cachoeira Paulista;
  • levantamentos municipais de uso e ocupação do solo (antigos e recentes);
  • levantamentos realizados pela SECOVI acerca dos valores venais dos imóveis;
  • imagens aéreas recentes: levantamento aerofotogramétrico de 2004;
  • imagens de satélite recentes, disponíveis em escala apropriada.

A evolução da fluidez do tráfego em grandes vias de circulação poderá ser obtida através de dados registrados pela CET nas últimas décadas (a partir 1976).

OMT-G

Comentários do Professor

Andamento do Trabalho Prático

Trabalho Prático - FINAL

Análise das Relações entre a Evolução do Tráfego Urbano com as Transformações Ocorridas no Tecido do Município de São Paulo e suas Características Socioeconômicas

RESUMO

O presente trabalho teve por objetivo aplicar técnicas de Geoprocessamento para estudo das relações da evolução do tráfego urbano do Município de São Paulo com as transformações ocorridas no tecido da cidade e suas características socioeconômicas. Para tanto, foi delimitada uma área de estudo que contivesse características diversas, de modo que área adotada abrange trechos da zona central, leste, oeste. Partindo de dados censitários, de uso do solo e de dados de tráfego, buscou-se estabelecer relações que mostrassem a interdependência desses fatores na configuração da cidade de São Paulo atual.

CONCLUSÃO E RECOMENDAÇÕES

Em se tratando de uma cidade de extrema complexidade e particularidade como São Paulo, pouco se pode inferir acerca da dinâmica do tráfego urbano ou a respeito de qualquer comportamento da cidade ou sua população, analisando conjuntos de dados isolados ou na escala que foi utilizada neste trabalho – a dos Distritos. Outro aspecto importante a se ressaltar é o humor do trânsito paulistano: seu comportamento varia ao longo do dia devido à diversos fatores, antrópicos, climáticos, situacionais, dentre tantos outros. Uma análise mais profunda e abrangente seria necessária para poder prever os comportamentos do tráfego e as condições de mobilidade urbana, abrangendo tipos de informações diferentes e com uma freqüência temporal que até então se mostra pouco alcançável.

Apresentação em PPT

Monografia

Fórum


Navigation