05 de Maio
  OI Izabel.
  Que legal! Você está se encontrando! Parabéns.
  Boa organizacao.
  1 - Uma análise exploratória sobre os dados a partir da prevalência.
  2 - Determinação da área de estudo
  3 - Boas perguntas
  Agora  sugestões:
  A [pergunta é muito boa mas a hipótese deve estender a 
  idéia de  'precário' você não acha? Não somente a 
  dimensão socioeconomica, mas que tal incluir algumas ideias de 
  serviços, história sanitária dos bairros e  o 
  passivo ambiental destes lugares?
  A questão da vizinhança é muito legal para a exploração.
  Um abraço e parabéns!
  Miguel

olá Miguel Observando as tabelas e os mapas de taxa de incidencia de dengue no municipio do RJ entre os anos 2006-2008 nota-se que principalmente os bairros de Camorin, Curicica, Vargem pequena e Anil apresentam altas taxas de incidencia da doença (>470-2000, calculado para 100.000 habitantes)e que esses bairros influenciam a maioria dos bairros adjacentes.

Para o trabalho de geo partiria da seguinte pergunta: O que torna esses bairros (Camorim, Curicica, Vargem Pequena, e anil) mais vulneráveis para a doença do que os outros bairros? E quais são os possíveis fatores que possibilitam alguns bairros adjacentes apois um certo tempo elevarem os indices da doença? Imagino que a doença não acometa todo o bairro e sim apenas alguns setores censitários, principalmente os mais precários, caso isso se confirme começaria analisar os setores censitários mais vulneráveis e as suas caracteristicas.

As bases de dados que serão utilizadas para responder essas´perguntas serão os dados sócio-econômicos (IBGE) e as caracteristicas ambientais extraidas da imagem de satelite.


Navigation