05 de Maio
 OI Nara. Que bom, você está evoluindo bem.
 Olhe, vá pensando um pouco mais que tipo de inferência você poderia usar.
 Como pensar nisso? Veja as perguntas que você quer responder!
 Não fique somente com a simples sobreposição dos dados!
 Você está em ótima companhia. A Isabel também pode ajudar.
 Um abraço,
 Miguel

Miguel,

Posso desenvolver na região leste do Estado, que abrange as regionais do Alto e Baixo Acre e concentra a maior parte do desmatamento, ou seja, a região mais antropizada. Conheço a área e também tenho literatura para dar mais embasamento, como você sugeriu. O período de 2000 para cá bate com a disponibilidade dos dados Modis, para verificar desflorestamento. Porém, o Dalton também sugeriu usar um pouco antes disso para dar mais idéia dessa reincidência. Vou falar com ele para ver melhor como pode ser feito e entender melhor sobre os dados.

Até mais, Nara (abr/2008)


Oi Miguel, estou com os dados para o trabalho, são os polígonos de desmatamento do Prodes e focos de calor disponibilizados pelo CPTEC, ambos de 2000 a 2007. Falei com o Dalton e ele concordou com esse período, já dá para contar uma história e é trabalho suficiente para o tempo da disciplina. Já comecei a sobrepor parte desses dados usando o Spring, mas ainda não sei qual inferência irei usar. Fuzzy? Booleana? Outra? :-\ Acho que com o passar das aulas, isso deve ficar mais claro. Por enquanto é isso, aguardo suas sugestões.

Nara (02/mai/08)


Exercício OMTG 30/04/2008

Olá, Miguel

Fiz o upload do omt-g para o meu projeto. O arquivo é omtg_nara_turma2008.pdf. Quanto ao dicionário de dados, os geo-objetos são: desmatamento, focos de calor e áreas queimadas recorrentes. Já as imagens e mapa de vegetação são geo-campos.

Abraços, Nara


Navigation