This is an old revision of the document!


Vivian Froes Renó

  • Curso: Sensoriamento Remoto (INPE)
  • Nível: Mestrado
  • Formação: Ciências Biológicas [UNIVAP]
  • Orientador: Dr. Raimundo Almeida Filho
  • Co-orientador: Dra. Evlyn Márcia Leão de Moraes Novo
  • Foco de Pesquisa: Utilização de Imagens MSS/Landsat para o mapeamento da antiga cobertura florestal de várzea do Rio Amazonas/Solimões, PA.
  • Contato: vivianfr@dsr.inpe.br / Ramal: 6477

Descrição preliminar da proposta de trabalho de geoprocessamento

===== Título Provisório =====

ESTUDO DA RELAÇÃO ENTRE PADRÕES DE DESFLORESTAMENTO DA VÁRZEA ENTRE 1977 E 2007 E QUALIDADE DA ÁGUA NA PLANÍCIE DO LAGO GRANDE DE CURUAI, PA

Descrição do Problema

As florestas de várzea da bacia Amazônica são ecossistemas ricos em recursos naturais e de grande importância ecológica, econômica e social. Um dos mapas mais recentes (1996) sobre a cobertura vegetal da várzea dos rios Amazonas\Solimões aponta uma grande diferença entre a região à montante da confluência do Amazonas\ Solimões com o rio Negro e a região à jusante. A montante dominam as Florestas Inundáveis, enquanto que à jusante, a vegetação é predominantemente herbácea e arbustiva. Como vários autores relatam o desflorestamento da várzea nessa região para a comercialização da madeira e para a agricultura da juta, é de se supor que a diferença identificada na cobertura vegetal não seja apenas devido a fatores naturais. O controle do desflorestamento nestas áreas é fundamental, não apenas pela destruição das florestas, mas pelo impacto imediato que essa destruição tem sobre a circulação da água nas várzeas, na biodiversidade dos sistemas aquáticos, na produção pesqueira, na qualidade da água e na saúde das populações ribeirinhas.

Pergunta Principal

Houve mudança significativa na cobertura vegetal da planície do Lago Grande Curuai entre 1977 e 2007? Em caso afirmativo, quais as possíveis consequências desta degradação na qualidade da água dos lagos da região?

Premissas

  1. Ordered List Item É possível recuperar dados históricos de cobertura vegetal através da utilização de dados MSS/Landsat;
  2. Ordered List Item Dados límnicos pré-existentes associados a dados de desflorestamento de uma dada árae de várzea, fornecem subsídios para verificar supostas relações entre as áreas desflorestadas e a intensificação do processo de eutrofização dos lagos da região.

Hipóteses

A ocorrência de “hot spots” de eutrofização nos lagos da planície do Lago Grande Curuai possui relação direta com o desflorestamento da várzea no seu entorno.

Comentário Geral - Miguel


Navigation