SPRING How-Tos

Esta página é destinada a apresentar dicas de como executar funções de sistemas de informações geográficas e de processamneto de imagens para resolver alguns dos problemas existentes em geoprocessamento.

Fusão de Imagens

A fusão de imagens tem como objetivo integrar cores a uma imagem monocromática. Exemplos de algumas aplicações são: integração de cores da visualização de um mapa temático a imagem obtida a partir de um modelo de elevação do terreno representando o sombreamento de uma região; e a geração de imagem colorida com resolução espacial de uma imagem pancromática.

Métodos para Fusão de Imagens

Existem várias maneiras de efetuar a fusão. Eles consideram que a informação da imagem monocromática é proveniente de uma banda pancromática. Idealmente esta banda deve cobrir os mesmos comprimentos de onda das imagens usadas para criar as cores. Os principais métodos são:

Gerando Imagem Pancromática Colorida

Exemplo de fusão de imagens do satélite CBERS-2B: imagem pancromática do sensor HRC com as cores de uma composição colorida de imagens do sensor CCD.


Fusão de imagens do satélite CBERS-4 PAN10M com PAN5M no TerraView 5

Exemplo de fusão de imagens do satélite CBERS-4: imagem pancromática do sensor PAN5M com as cores de uma composição colorida de imagens do sensor PAN10M usando o TerraView 5.


Fusão de imagens do satélite CBERS-4A WPM 8m com WPM 2m no TerraView 5

Exemplo de fusão de imagens do satélite CBERS-4A: imagem pancromática do sensor WPM (Banda 0) com as bandas (Banda 1 a 4) usando o TerraView 5.


Importação de Imagens CBERS-2B

O objetivo deste how-to do SPRING é descrever o procedimento para importar imagens do sensor CCD e a imagem pancromática do sensor HRC do satélite CBERS-2B.
O exemplo usa o assistente de importação disponível no SPRING.


Registro de Imagens Importadas

O objetivo deste how-to é descrever o procedimento para registrar uma imagem já importada com outra imagem do SPRING.
O exemplo, uma imagem pancromática do sensor HRC é registrada com imagens do sensor CCD, ambas do satélite CBERS-2B.

Para um exemplo de registro automático de imagens usando o Regeemy, clique aqui.


Restauração de Imagens

O objetivo deste how-to é descrever o procedimento para restaurar uma imagem.
A restauração corrige as distorções inseridas pelo sensor na geração das imagens e tem parâmetros de acordo com as características do sensor.
O uso desta técnica permite gerar, a partir da imagem com uma determinada resolução espacial, uma nova imagem com resolução espacial melhor.
Neste exemplo, imagens do sensor CCD do satélite CBERS-2B são reamostradas de 20 metros para 10 metros.


Delimitação de Áreas de Preservação Permanente

As áreas de preservação permanente são definidas no Código Florestal (Lei 4771 de 15 de setembro de 1965) e regulamentadas pelas resoluções CONAMA 302 e 303 de 2002. As ferramentas disponíveis no SPRING permitem a delimitação destas áreas.

Áreas de Preservação Permanente em Topos de Morros

O SPRING tem a ferramenta de extração de topo de morros, que define a isolinha do terço superior de um morro. Para que esta ferramenta possa ser aplicada, é necessário uma representação da elevação do terreno mais correta possível e a identificação de plano base do morro ou montanha.

O exemplo utiliza informações de elevação de terreno obtidas a partir de uma carta topográfica.

Criação de Base de Imagens Multitemporais e Multisensores

Imagens de várias datas e de vários sensores possibilitam o acompanhamento da evolução de fenômenos geográficos sobre uma região. As mudanças no uso e cobertura da terra podem ser acompanhadas em escalas diferentes utilizando sensores com resoluções espacias diferentes.

Base de Imagens Gratuitas

Como um exemplo de base de imagens está o uso de imagens dos satélites da série CBERS e Landsat, com imagens disponíveis em resoluções espacias de 2,5 metros até 80 metros, começando em 1973 até hoje. As imagens Landsat estão disponíveis no catálogo do INPE e Global Land Cover Facility. As imagens CBERSestão disponíveis no catálogo do INPE.

Animação de Imagens - Gerando um GIF Animado com o GIMP

GIMP (www.gimp.org) - GNU Image Manipulation Program - é software livre, e permite a exportação de layers em forma de GIF animado. Os layers a serem animados são criados a partir da importação de arquivos de imagens. Pode-se recortar o layer para selecionar a região de interesse, inserir textos em cada layer e criar layer intermediários. O tempo de permanência de cada frame pode ser especificado na exportação, caso se queira iguais tempos para cada layer, ou especificados no nome do layer, caso contrário.

Modelos Digitais de Elevação

Siga o link para a teoria. Prática em construção.

Importação de dados SRTM originais

Dados disponibilizados em formato HGT.ZIP

Descomprimir.
HGT é um arquivo RAW com cada dado formado por 2 bytes armazenando um inteiro signed de 16 bits.
Bytes estão em “big-endian” (Motorola). Altitudes em metros, em WGS84/EGM96 (Geoide). Nulos estão marcados com -32768.
Contém 1201 linhas por 1201 colunas, com espaçamento de 3 arcossegundos e valores obtidos pela média 3×3 das amostras em 1 arcossegundo.

3 arcossegundos correspondem a 0.00083333 graus
Nomes dos arquivos correspondem às coordenadas latitude e longitude do canto inferior esquerdo. estas coordenadas são as do centro do pixel mais esquerdo e inferior.

Visualização de Dados em Shapefile

Siga o link.

Importação de Dados em DGN

Siga o link.

Importação de Dados de Altimetria de Arquivo DGN do IBGE 1:50000

O IBGE disponibiliza mapas topográficos vetoriais em escala 1:50000. Dados de altimetria (curvas de nível e pontos cotados) podem ser extraídos destes mapas para gerar um Modelo de Elevação.
Siga o link para aprender como importar estes dados.

Extração de Lãmina de Água

A extração de lãmina de água tem várias aplicações, desde o monitoramento de área (e volume se uma relação entre área e volume estiver disponível) de reservatórios até a detecção de áreas inundadas.

Siga o link para a descrição do método e como aplicá-lo.


Navigation