This is an old revision of the document!


Criar Topos de Morros à Partir de Pontos Cotados

O topo dos morros e montanhas pode ser obtido pela análise visual das isolinhas. Para o caso de isolinhas obtidas a partir de uma carta topográfica, os pontos cotados impressos na carta podem ser usados como topos de morros.

Copiar pontos cotados

Copiando todos os pontos cotados do plano de informação com amostras de altimetria.

Selecionar topos de morros entre os pontos cotados

Na confecção de uma carta topográfica, pontos de elevação que permitem um melhor entendimento da altimetria da região são inseridos. Estes pontos incluem além dos topo de morro e de montanhas, os pontos de sela, que são os pontos mais baixos entre dois topos de morros sobre uma linha de cumeada.

Gerar textos com valores de altitude das isolinhas e pontos cotados

Textos com os valores de elevação dos pontos cotados e das linhas mestras auxiliam a verificação do requisito de diferença de altitude maior que 50 metros para caracterizar um morro ou montanha.

Ativar o PI CurvasDeNivel

Seleção: Pontos e Mestras

Alterar o visual de textos
Texto: Arial Regular

2.2 Removendo pontos cotados que não são topos de morros 2.2.1 Visualizar os textos e isolinhas, sem pontos cotados, do PI CurvasDeNivel 2.2.2 Visualizar o PI FaixasGraus 2.2.3 Ativar o PI Apps_TopoMorro 2.2.4 Editar os vetores do PI Apps_TopoMorro 2.2.4.1 Editar: Pontos 2.2.4.2 Eliminar: Apagar 2.2.4.3 Analisar cada ponto: 2.2.4.3.1 Se o ponto é de sela, selecione para eliminar. Ponto de sela é o ponto mais baixo entre dois topos de morros 2.2.4.3.2 Se o ponto está em uma elevação que não tenha declividade maior que 17 graus ou se diferença entre base e topo é menor que 50 metros, selecione o ponto para eliminar.


Navigation