This is an old revision of the document!


Ferramentas para Modelagem e Monitoramento de Bacias Hidrológicas

Apresentação teórica e prática de ferramentas livres desenvolvidas no INPE para modelagem e monitoramento de bacias hidrográficas. CURSO - Universidade Federal da Bahia – UFBA

Modelagem Hidrológica com TerraHidro

Monitoramento de Bacias Hidrológicas

Delimitação de Áreas de Preservação Permanente

Apresentação sobre a Legislação Ambiental e ferramentas de geoprocessamento para Mapa de Distâncias, Modelos Numéricos de Elevação, Declividade, Extração de Topo de Morro e Largura de Drenagem.

Definição de Uso e Cobertura com GeoDMA

Material do Curso e Instalação

O material do curso compreende a plataforma TerraHidro e o GeoDMA, os quais são plugins do TerraView. Neste curso, os plugins estão em TerraViews diferentes e devem ser instalados de maneira independente. Os dados são armazenados em SGDB (Sistema Gerenciadores de Bancos de Dados) gratuitos como MySQL, Postgres e PostGIS, e, aqui será utilizado somente o banco Postgresql.

Os arquivos de instalação do TerraHidro, GeoDMA e do SGDB Postgresql no sistema operacional Windows estão disponíveis no material que acompanha este tutorial. O download pode ser realizado abaixo:

Aplicativos

Dados

Para este estudo de caso, foi selecionada a bacia do Rio Pojuca, no estado da Bahia. O limite da bacia foi retirado do site do MMA, que disponibiliza em formato Shapefile (http://mapas.mma.gov.br/ms_tmp/ottobacias.shp). A linha de drenagem do rio Pojuca foi obtida a partir do site da ANA (http://hidroweb.ana.gov.br/HidroWeb.asp?TocItem=4100), que disponibiliza shapefiles com as grandes bacias brasileiras. O dado de drenagem utilizado está disponível em escala 1:250000.

As linhas de drenagem e limites da bacia com área adicional foram processados no TerraView e salvos em formato Shapefile.

Os dados de elevação do SRTM foram obtidos em resolução de 1 arco-segundo (de http://earthexplorer.usgs.gov/) e de 3 arco-segundos (de http://srtm.csi.cgiar.org/).

Para o GeoDMA, a definição de Uso e Cobertura do Solo é executada sobre uma imagem RapidEye em resolução espacial de 5 metros, que recobre a área em torno da foz do rio Pojuca. A imagem RapidEye pode ser obtida do MMA (http://geocatalogo.mma.gov.br/index.jsp). Além da imagem original, foi criada uma imagem no SPRING (www.dpi.inpe.br/spring) com as bandas 345 realçadas para facilitar a identificação de alvos.

Drenagem, Elevação e Imagens

GeoDMA, Postgres e DLLS


Navigation