This is an old revision of the document!


Resumo dos Trabalhos

Extração de atributos utilizando a extensão espacial PostGIS Raster para caracterização de objetos de desmatamento

Adeline Marinho Maciel
Para tratamento e obtenção de informações das imagens são utilizados sistemas de processamento de imagens que contemplam operações como aquisição, armazenamento, processamento e visualização. Por sua vez, a operação de processamento pode envolver diferentes etapas como pré- processamento, segmentação, extração de atributos, seleção de atributos e classificação. A extração de atributos é responsável pela mensuração dos atributos dos objetos que pertencem a uma determinada imagem em estudo, que são utilizadas para identificar uma classe de padrão. Assim, extrair características (atributos) significa extrair medidas associadas ao objeto que se deseja reconhecer, de maneira que essas medidas sejam semelhantes para objetos iguais e diferentes para objetos distintos. Diante deste contexto, este trabalho visa utilizar funcionalidades da extensão espacial PostGIS Raster, do PostGIS, para realizar a extração de atributos (perimeter, shape, frac, circle, …), em imagens de sensoriamento remoto, especialmente, em dados de desmatamento.

Título (???)

Alexsandro Cândido de Oliveira Silva
Uma imagem de satélite contém muitas informações. Entretanto, quanto maior a região sob estudo maior será o tamanho do arquivo. O armazenamento se torna mais restrito quando se tem imagens multitemporais e de diversas áreas. A DPI tem à disposição um Servidor de Imagens para acesso local que conta com uma interface web. Esta interface permite consultas básicas como proprietário, sensor, data. A proposta é associar ao que se tem hoje um banco de dados espacial para consultas através de metadados de acordo com as normas e padrões da CONCAR para a INDE. Também serão inseridos dados como rodovias, limites municipais e estaduais do Brasil para que se possam realizar consultas espaciais entre estes dados e as imagens armazenadas. A interface web do servidor de imagens é implementada em PHP, para realização deste trabalho, sugere-se associá-la ao banco de dados PostgreSQL e a extensão espacial PostGIS para consultas e visualizações.

Análise de desempenho do PostGIS em simulação discreta de conflitos aéreos

David de Souza França
Esta análise visa utilizar a extensão PostGIS como ferramenta de cálculo para determinar posicionamentos e abrangencias de objetos numa simulação discreta de conflitos aéreos e determinar num comparativo com as ferramentas atualmente utilizadas de calculos geodésicos, qual possui o melhor desempenho. O comparativo deve estabelecer se é preverível utilizar a arquitetura atual, onde os dados estão alocados em memória e os calculos são feitos através da ferramenta geodesy, da Apache Software ou se é mais vantajoso armazenar tais dados em um banco de dados espacial e utilizar a extensão PostGIS para efetuar tais calculos. Uma das razões para estabelecer este compartivo é a grande quantidade de cálculos e objetos presentes na simulaçãom, onde tem-se em média mais de 100 objetos se movimentando e mais de 3000 calculos de posicionamento por segundo.

Caracterização dos usuários de aplicações Web baseada em informações geográficas

Leandro Guarino de Vasconcelos
Diariamente, grande parte das pessoas no mundo utiliza a Web para realizar sua atividades, seja para negócios, entretenimento ou educação. Consequentemente, as aplicações disponíveis na Web são acessadas por usuários com diferentes experiências de navegação, perfis, formações e conhecimentos. Nesse contexto, fornecer uma forma de interação única para todos os diferentes usuários não é algo plausível, por isso diversas pesquisas tem sido realizadas sobre personalização de aplicações Web e usabilidade de interfaces Web. A proposta deste trabalho é desenvolver uma abordagem para caracterizar os usuários de aplicações Web considerando a localização geográfica e a forma como interagem com as aplicações. Para isso, serão usadas técnicas de mineração de dados e exploração de logs coletados durante a interação dos usuários. A caracterização dos usuários objetiva contribuir para a personalização de aplicações Web tanto para o oferecimento de produtos e serviços específicos como para a melhoria da experiência do usuário na interação com a interface.

Algoritmo de Classificação de Polígonos utilizando a TerraLib 5

Henrique Asakura (ouvinte)
Diversas imagens de satélite são recebidas diariamente para interpretação e análises estatísticas. Uma das aplicações sobre essas imagens é o monitoramento de desmatamento da Amazônia. Para esse tipo de análise, os interpretadores geram polígonos que representam as áreas correspondentes nas imagens de satélite. Por fim, esses polígonos são classificados de acordo com o tipo de área (desmatamento, água, nuvem, entre outros). Este trabalho consiste em um algoritmo de classificação de polígonos utilizando a TerraLib 5 como biblioteca base.

Interface genérica de operações geográficas baseadas em operadores de extensões espaciais

Ruan Andrade (ouvinte)

  • Carlos Frederico
  • Azeredo
  • Edney
  • Gustavo,
  • Leandro
  • Paola
  • Mariam
  • Ricardo
  • Taynara
  • Ruan
  • Henrique

Navigation