Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


geopro:modelos:roadmap:funcoes

Diferenças

Aqui você vê as diferenças entre duas revisões dessa página.

Link para esta página de comparações

Ambos lados da revisão anteriorRevisão anterior
Próxima revisão
Revisão anterior
geopro:modelos:roadmap:funcoes [2007/02/23 01:31] gcamarageopro:modelos:roadmap:funcoes [2007/02/23 11:03] (atual) gcamara
Linha 1: Linha 1:
 ===== TerraME - Novas Funções ===== ===== TerraME - Novas Funções =====
 +
 +==== TerraME - Autômatos Aninhados ====
 == Gilberto Câmara (21/02/2007) == == Gilberto Câmara (21/02/2007) ==
-== Tiago Carneiro (22/02/2007) == 
  
 1. Estamos muito interessados em usar os conceitos de autômatos aninhados. Consideremos duas situações distintas: (a) Dois espaços celulares na mesma resolução em tempos diferentes; (b) Dois (ou mais) espaços celulares com resoluções diferentes.  1. Estamos muito interessados em usar os conceitos de autômatos aninhados. Consideremos duas situações distintas: (a) Dois espaços celulares na mesma resolução em tempos diferentes; (b) Dois (ou mais) espaços celulares com resoluções diferentes. 
Linha 10: Linha 11:
 3. No caso (b), a interface entre dois dados de resoluções e extensões distintas precisa de funções de passagem de escala que façam "upscaling" e "downscaling" de dados. 3. No caso (b), a interface entre dois dados de resoluções e extensões distintas precisa de funções de passagem de escala que façam "upscaling" e "downscaling" de dados.
  
-//Comentários Tiago://+==== TerraME - Autômatos Aninhados (2) ==== 
 +== Tiago Carneiro (22/02/2007) ==
  
-3.1. TerraME não possui o conceito de células aninhadas, somente escalas são aninhadas (Scale ou Environment), e com elas todo seu conteúdo: espaços celulares, automatos e relógios. Então, o aninhamento de escala, necessariamente, não estrutura o espaço, não há como saber que células de uma escala interna são conceitualmente(na cabeça do modelador) refinamentos de uma células da escala externa. Esta estratégia evita que o modelador precise definir à priori a estrutura para o espaço, não enrijece as estruturas espaciais que poderiam ser criadas em TerraME, facilita a carga de espaço celulares a partir de sistemas de informação geográfica onde o conceito de mapas é forte. Contudo, TerraME fornece as ferramentas necessárias para criar "qualquer" estrutura espacial, através do conceito de vizinhanças: células em um espaço celular podem ter vizinhos em qualquer outro espaço celular. +1. TerraME não possui o conceito de células aninhadas, somente escalas são aninhadas (Scale ou Environment), e com elas todo seu conteúdo: espaços celulares, automatos e relógios. Então, o aninhamento de escala, necessariamente, não estrutura o espaço, não há como saber que células de uma escala interna são conceitualmente(na cabeça do modelador) refinamentos de uma células da escala externa. Esta estratégia evita que o modelador precise definir à priori a estrutura para o espaço, não enrijece as estruturas espaciais que poderiam ser criadas em TerraME, facilita a carga de espaço celulares a partir de sistemas de informação geográfica onde o conceito de mapas é forte. Contudo, TerraME fornece as ferramentas necessárias para criar "qualquer" estrutura espacial, através do conceito de vizinhanças: células em um espaço celular podem ter vizinhos em qualquer outro espaço celular. 
  
-3.2. Suponha os espaços celulares "cs1" e "cs2" como apresentados na figura abaixo. Nela, cada célula do espaço celular "cs1" possui 4 células de resolução mais fina no espaço celular "cs2". Uma relação unidirecional (de cs1 para cs2) foi utilizada para implementar o conceito de aninhamento de celulas e permitir "downscaling". Se as células de "cs2" também precisassem conhecer sua célula "pai/mãe" para permitir "upscaling", então uma vizinhaça bidirecional deveria ser utilizada, bastaria incluir a células de "cs1" como vizinha das 4 de "cs2"+2. Suponha os espaços celulares "cs1" e "cs2" como apresentados na figura abaixo. Nela, cada célula do espaço celular "cs1" possui 4 células de resolução mais fina no espaço celular "cs2". Uma relação unidirecional (de cs1 para cs2) foi utilizada para implementar o conceito de aninhamento de celulas e permitir "downscaling". Se as células de "cs2" também precisassem conhecer sua célula "pai/mãe" para permitir "upscaling", então uma vizinhaça bidirecional deveria ser utilizada, bastaria incluir a células de "cs1" como vizinha das 4 de "cs2"
  
 {{geopro:modelos:celulasaninhadas.jpg|}}\\ {{geopro:modelos:celulasaninhadas.jpg|}}\\
 **Figura 1. Aninhamento de células por meio da relação de vizinhança.**\\ **Figura 1. Aninhamento de células por meio da relação de vizinhança.**\\
  
-3.3. Desta maneira, a funcionalidade de espaços celulares aninhados pode facilmente ser implementada pela combinação das funções "ForEachCell" e "ForEachNeighbor":+3. Desta maneira, a funcionalidade de espaços celulares aninhados pode facilmente ser implementada pela combinação das funções "ForEachCell" e "ForEachNeighbor":
  
 <code lua> <code lua>
Linha 37: Linha 39:
 </code>  </code> 
  
-3.4. O código fonte abaixo mostra como vizinhanças podem ser criadas respeitando-se as coordenadas cartesianas (estrutura espacial) atribuídas pela biblioteca GIS TerraLib. No código, uma vizinhança de Moore é criada para cada célula do espaço celular recebido como parâmetro. A vizinhança de Moore, para o espaço bidimensional, inclui as 8 celulas imediatamente adjacentes e a própria células, totalizando 9 células.+4. O código fonte abaixo mostra como vizinhanças podem ser criadas respeitando-se as coordenadas cartesianas (estrutura espacial) atribuídas pela biblioteca GIS TerraLib. No código, uma vizinhança de Moore é criada para cada célula do espaço celular recebido como parâmetro. A vizinhança de Moore, para o espaço bidimensional, inclui as 8 celulas imediatamente adjacentes e a própria células, totalizando 9 células.
  
 <code lua> <code lua>
Linha 62: Linha 64:
  
  
-3.5. O arquivo a seguir demonstra como o conceito de vizinhaça de TerraME pode ser utilizado  para construir aninhamento de espaços celulares. É necessário o banco "rondonia.mdb" para executar o exemplo: demo1.lua{{geopro:modelos:demo1.lua|}} +5. O arquivo a seguir demonstra como o conceito de vizinhaça de TerraME pode ser utilizado  para construir aninhamento de espaços celulares. É necessário o banco "rondonia.mdb" para executar o exemplo: demo1.lua{{geopro:modelos:demo1.lua|}} 
  
geopro/modelos/roadmap/funcoes.1172194304.txt.gz · Última modificação: 2007/02/23 01:31 por gcamara