Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


rederisco:subsisdios

Diferenças

Aqui você vê as diferenças entre duas revisões dessa página.

Link para esta página de comparações

rederisco:subsisdios [2008/03/19 18:32] – created laerciorederisco:subsisdios [Data desconhecida] (atual) – removida - edição externa (Data desconhecida) 127.0.0.1
Linha 1: Linha 1:
-== Anotações do Paulo (IG/SP) durante o workshop == 
----- 
- 
-  * Os participantes do Workshop e signatários do presente documento concordam em colaborar para a concepção, estruturação física e implementação operacional de uma REDE INTEGRADA/INTERLIGADA DE SISTEMAS DE INFORMAÇÕES SOBRE RISCO AMBIENTAL, doravante designada REDE. 
-  * A REDE será constituída por bases de dados distribuídas, alocadas em suas instituições de origem, participantes/membros, de maneira que cada instituição será responsável por garantir a qualidade e atualidade dos dados a serem disponibilizados. 
-  * Ao IBGE caberá o papel de "porta de acesso" para os vários bancos de dados institucionais interligados, atuando como CAMADA INTEGRADORA, para a qual deverá ser definido um CONJUNTO DE FUNCIONALIDADES que possibilitarão o acesso, manuseio, a portabilidade/transmissão e disponibilização dos dados. 
-  * Objetivos da REDE: a) Acessibilidade; b) Visibilidade institucional e do tema (riscos ambientais); c) gestão e transparência das informações; d) suporte à decisão; e) possibilidade de geração de novos produtos a partir do compartilhamento de informações; f) participação ativa de comunidades no processo de gerenciamento do risco ambiental e de situações de emergência. 
-  * Para a consecução do trabalho inicial de concepção da REDE serão formados dois grupos de trabalho. GRUPO TÉCNICO com atribuições no levantamento da estrutura existente e proposição de uma arquitetura preliminar (portal/sistema). GRUPO GESTOR com atribuições de caráter institucional e de gerenciamento de ações que incluem a proposição de uma agenda comum de trabalho e a elaboração de um documento síntese que inclua os seguintes tópicos: a) quadro situacional, b) importância da integração, c) propositura formal da REDE junto às diferentes instituições potencialmente participantes da REDE. 
-  * Propõe-se uma publicação sobre o estado-da-arte da questão risco no Brasil. 
- 
-== Anotações Gerais == 
- 
-  * Heterogeneidade do tema RISCO, que conforme apresentado no workshop poderia ser agrupado/sistematizado por áreas de atuação dentro de uma abordagem funcional (abstendo-se de conceitualização formal), da seguinte forma: 
-    * RISCOS URBANOS E DEFESA CIVIL: Exemplos: IG/SMA-SP; IPT; Ministério das Cidades; Secretaria Nacional de Defesa Civil/Ministério da Integração) 
-    * RISCOS HIDRO-CLIMÁTICO-METEOROLÓGICOS: Secas, tufões, chuvas intensas, mudanças climáticas. Exemplos: INPE, Secretaria Nacional de Defesa Civil/Ministério da Integração 
-    * RISCOS ECOLÓGICOS: ecossistemas ameaçados, biodiversidade. Exemplos: IBGE, Ibama, Ministério do Meio Ambiente, INPA 
-    * RISCOS DIFUSOS/ESTRATÉGICOS: desabastecimento de água e energia elétrica, recursos hídricos – quantidade e qualidade (contaminação). Exemplos: COPPE/UFRJ 
-    * RISCOS SAÚDE PÚBLICA E SANEAMENTO: vetores de doença, contaminação de recursos naturais 
-    * Etc... 
-  * Itens físicos constituintes da REDE: I) bases cartográficas; II) imagens; III) bancos de dados 
- 
- 
  
rederisco/subsisdios.1205951556.txt.gz · Última modificação: 2008/03/19 18:32 por laercio