Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


ser300:wiki_pessoal_maue:monografia

Diferenças

Aqui você vê as diferenças entre duas revisões dessa página.

Link para esta página de comparações

Ambos lados da revisão anteriorRevisão anterior
Próxima revisão
Revisão anterior
ser300:wiki_pessoal_maue:monografia [2026/03/20 16:35] igeoser300:wiki_pessoal_maue:monografia [2026/04/09 11:42] (atual) igeo
Linha 4: Linha 4:
 === Tema === === Tema ===
  
-Análise de série temporal do uso e cobertura da terra para avaliação da expansão agrícola no Território Indígena Utiariti (MT)+Análise de série temporal do uso e cobertura da terra para avaliação da expansão agrícola e desmatamento no Território Indígena Utiariti (MT)
  
  
 === Descrição === === Descrição ===
  
-Para o trabalho final da disciplina de Introdução à Geoinformática, proponho um projeto cujo objetivo é analisar os padrões espaço-temporais da expansão agrícola no Território Indígena Utiariti, ao longo das últimas duas décadas. A Terra Indígena localiza-se no estado de Mato Grosso, abrangendo principalmente os municípios de Campo Novo do Parecis e Sapezal, sendo habitada pelo povo Halíti-Paresí (Instituto Socioambiental, 2026). Desde a década de 1970, observa-se a expansão de atividades agrícolas no entorno do território, com a participação das próprias comunidades indígenas nessas atividades produtivas. E, em 2004, esse processo intensifica-se com a ampliação do cultivo mecanizado dentro do território (Ravache; Seabra, 2024). Nesse contexto, o projeto propõe a realização de uma análise de série temporal da cobertura e uso da terra, com foco na identificação e quantificação das áreas destinadas ao cultivo agrícola no interior da Terra Indígena no período de 2004 a 2025, bem como estimar a proporção da área total convertida para uso agrícola. +Para o trabalho final da disciplina de Introdução à Geoinformática, proponho um projeto cujo objetivo é analisar os padrões espaço-temporais da expansão agrícola no Território Indígena Utiariti, ao longo das últimas duas décadas. A Terra Indígena localiza-se no estado de Mato Grosso, abrangendo principalmente os municípios de Campo Novo do Parecis e Sapezal, sendo habitada pelo povo Halíti-Paresí (Instituto Socioambiental, 2026). Desde a década de 1970, observa-se a expansão de atividades agrícolas no entorno do território, com a participação das próprias comunidades indígenas nessas atividades produtivas. Em 2004, esse processo intensifica-se com a ampliação do cultivo mecanizado dentro do território (Ravache; Seabra, 2024). Nesse contexto, o projeto propõe a realização de uma análise de série temporal da cobertura e uso da terra, utilizando dados de bases existentes, como o Prodes, no período de 2003 a 2025, de forma a estimar a proporção da área total convertida para uso agrícola. Além disso, pretende-se analisar a dinâmica de perda de vegetação nativa ao longo do mesmo período, buscando identificar possíveis processos de desmatamento associados à expansão agrícola, o que permitirá uma compreensão mais aprofundada das transformações na paisagem.
  
 === Referências Bibliográficas === === Referências Bibliográficas ===
ser300/wiki_pessoal_maue/monografia.1774024542.txt.gz · Última modificação: 2026/03/20 16:35 por igeo