Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


geopro:mariane:13-11_-_miguel_-_noticia

Essa é uma revisão anterior do documento!


  Oi Mariane,
  E ai? O trabalhando está andando?
  Um abraco,
  Miguel

Oi Miguel, está sim… Estou terminando de montar o banco de dados com os dados do IBGE, nesse trabalho apenas para o município de Lábrea, que será minha área de estudo certo? Como você havia me dito que precisariamos checar se a contagem foi confiável para o município, onde pode obter essa informação? Pois estou pensando em usar algumas variáveis. Vou fecha-las essa semana e te envio uma tabela com o que será importante (de acordo com o meu conhecimento) para entender sobre as taxas de malária na região e você me ajuda. Outra coisa, tenho os dados pontuais com IPA por localidade e o limite por setores, penso em trabalhar com os dados de ponto e torna-los por área para ser possível trabalhar com as técnicas de análise de padrão em áreas. Pra cada setor então terei as variáveis e a taxa de malária. E responder: há aglomerado espacial das taxas de malária? através do Gi* e fazer o mesmo para as variáveis: são agrupadas entre si? O padrão de cluster das variáveis tem o padrão parecido com o cluster da taxa de malária? E tentar usar o GWR com a variável resposta para taxa de malária. Isso eu não sei se nesse momento será possível, fica muito trabalho? o que acha?

  Oi Mariane
  Tem varias coisas misturadas ai. Conceitos, etc.
  Tente estruturar melhor suas perguntas e sua estrategia,
  apontando primeiro os dados. O que sao, como sao, o que representam.
  Organize os dados em categorias diferentes: paisagem, epidemiologicos, etc
  como ja conversamos antes e que devem fazersentido. nao deve havercategorias demais.
  Usarapenas o padrao de areas e POUCO!
  Voce devesim evoluir neste curso e gostaria devero uso de GWR sim, porque nao??
  Voce precisa verificarse em seu caso o GWR tera utilidade. Vctem setores censitarios?
  Vocepode agregaros dados ambientais nestes setores? Voce vai trabalharcom celulas?
  Com celulas vocetbpoderia utilizaro GWR, mas com muito muito cuidado.
  Pensei quevc utilizaria a regressao espacial com celulas como fez o murilo,
  lembra, paraavnacarum pouco seu modelo.
  Fiquei preocupado!!
  Um abrcao,
  Miguel

Certo, você tem razão me confundi um pouco no que eu escrevi e acabou ficando muito confuso. Mas somos 2 preocupados. Me lembro que definimos como um referencial teórico (básico) os trabalhos do pessoal da Márcia Caldas e Marcelo Urbano certo? Acabei focando e estudando melhor os artigos da Márcia. E a utilização da análise de padrão de áreas inicialmente acredito que pode nos ajudar a definir melhor as variáveis interessantes para o estudo, uma exploração não é? Realmente é muito pouco!! E depois sim avançar um pouco com a utilização do GWR. Tenho os setores e pretendo trabalhar com eles como limite de áreas e agregar os dados ambientais sim. Li sobre essas discussões no artigo que te enviei por e-mail semana passada(Artigo_Caldas2001) Quanto ao trabalhar com células, sinceramente ainda não estou convencida de que seja a melhor abordagem, no final do segundo período, após a apresentação do trabalho de BDGeo te falei isso e ficamos de conversar. Me desculpe a franqueza, que pode ser ignorância, mas estou precisando de ajuda para elucidar o assunto. Um benefício é pensar na agregação dos dados em diferentes formas e escalas para um reticulado regular? Então pelo que eu entendi…para eu avançar um pouco com meu modelo devo pensar em utilizar a regressão espacial através do GWR com células? Por enquanto é isso. Mariane

Oi mariane, vou responder aqui no e-mail agora depois passo para o wiki. Vamos lá.

Certo, você tem razão me confundi um pouco no que eu escrevi e acabou ficando muito confuso. Mas somos 2 preocupados. Me lembro que definimos como um referencial teórico (básico) os trabalhos do pessoal da Márcia Caldas e Marcelo Urbano certo?

Veja Mariane. referencial teorico quer dizer apenas o arcabouco conceitual, ou o marco conceitual, para observar o nosso problema. O que importa ali em Marcia e Marcelo urbano? O que de fato importa? Em Marcia uma abordagem “ecologica” em epidemiologia com aporte da de,mografia e estudos na amazonia em escala local. Em Marcelo um pouco mais proximo da enfermidade em si.

Mas obeverve que os atores importnates neste debate nao podem nem devem ser omitidos nos estudos, devem AVALIADOS a luz destas ideias e de nossas PROPRIAS ideias! Com isso o pessoal do INPA com aquele caboclo de la tem muitos trabalhos em malaria e outros nao podem deixar de ser lidos criticamente.

Acabei focando e estudando melhor os artigos da Márcia. E a utilização da análise de padrão de áreas inicialmente acredito que pode nos ajudar a definir melhor as variáveis interessantes para o estudo, uma exploração não é? Realmente é muito pouco!! E depois sim avançar um pouco com a utilização do GWR.

Pois é Mariane. A esta altura esperava que voce pudesse avancar mais. A analise exploratoria com dados de area é sem duvida parte de TODo o processo. Mas lembre-se : vc deveria estar neste momento avancando muito na sua proposta de dissertacao, pois nao sobrara muito tempo depois. Esperava que voce pudesse neste cursos: 1 Ter feito toda revisao da literautura 2 - definir com clarexa seu marco conceitual 3 - definir MUITO bem sua pergunta(s) 4 - definir sua estrategia metodologica para reponde-la:

     analise exploratoria e estrategia de analise para expliaccao de correlacoes
     carcterizacao dos dados

5 - definicao de um experimento piloto ( Labrea)

Vaeja que todos os ponto sde sua proposta JA deveriam estar neste trabalho!!!

Tenho os setores e pretendo trabalhar com eles como limite de áreas e agregar os dados ambientais sim. Li sobre essas discussões no artigo que te enviei por e-mail semana passada(Artigo_Caldas2001)

Neste caso tb ha varios outros ytrabalhos , nossos mesmo , tese da virginia é um deles, que apntam problemas e solucoes.

Quanto ao trabalhar com células, sinceramente ainda não estou convencida de que seja a melhor abordagem, no final do segundo período, após a apresentação do trabalho de BDGeo te falei isso e ficamos de conversar. Me desculpe a franqueza, que pode ser ignorância, mas estou precisando de ajuda para elucidar o assunto. Um benefício é pensar na agregação dos dados em diferentes formas e escalas para um reticulado regular? Então pelo que eu entendi…para eu avançar um pouco com meu modelo devo pensar em utilizar a regressão espacial através do GWR com células? Por enquanto é isso. Mariane

Mariane PRECISAMOS CONVERSAR PESSOAL<MENTE com urgemncia. Achei que vc estivesse compreendendo melhor os caminhos a partir de nossas conversas, pois vc acaba interagindo pouco e pelo que escreve entendo que avancou em algumas direcoes que eu esperava. Mas nao parece ser assim. Entao precisamos URGENTEMENTE conversar. Traga o que vc tem, organizado, em slides, prepare isso, e vamos conversar ESTRA SEMANA!

Um bjo

Miguel

geopro/mariane/13-11_-_miguel_-_noticia.1258998069.txt.gz · Última modificação: 2009/11/23 17:41 por miguel