Differences

This shows you the differences between two versions of the page.

Link to this comparison view

Both sides previous revision Previous revision
19-10_--_comentarios [2009/10/22 16:28]
miguel
19-10_--_comentarios [2009/10/22 16:28] (current)
miguel
Line 78: Line 78:
  
        
- 
-  
-O objetivo principal do trabalho proposto é buscar padrões espaço-temporais relacionados às mudanças de uso e cobertura da terra em área do Alto Uruguai (total de 14 municípios do RS-SC) no período de 1990 até 2008. A ênfase do trabalho será a investigação de variáveis sócio-ambientais que contribuam para o entendimento da dinâmica da paisagem e dos processos diretamente relacionados com as mudanças de uso e cobertura da terra. A base de dados será composta de: 1) classificação do uso e cobertura da terra nas datas de 1990, 2000 e 2008 com base em imagens Landsat-5 TM; 2) mapeamento de unidades de paisagem ou geossistemas (unidades homogêneas com base em atributos como clima, relevo, solos, geologia, vegetação e sistemas de uso e da terra); 3) dados censitários dos Censos Demográficos de 1991 e 2000 e dos Censos Agropecuários de 1996 e 2006 nos níveis de agregação de municípios e setores censitários.;​ e 4) métricas da paisagem extraídas da classificação do uso e cobertura da terra. 
- 
-Para atingir tais objetivos, propõe-se a análise exploratória dos dados através de ferramentas de visualização,​ exploração e modelagem estatística dos dados acima referidos. Entre tais ferramentas,​ as mais simples são compostas pela visualização através de mapeamentos e gráficos que possibilitem os insights iniciais da investigação. A exploração e modelagem estatística dos dados que se pretende fazer é composta por análises estatísticas multivariadas espaciais e tradicionais como regressões lineares múltiplas (OLS), regressões geograficamente ponderadas (GWR), análise de agrupamentos,​ análise de componentes principais e outras técnicas que sejam vistas ao longo do curso e das leituras que possibilitem a identificação de padrões e de variáveis correlacionadas com as mudanças de uso e cobertura da terra. Estas técnicas mencionadas serão acompanhadas das devidas fases: a priori, de preparação e compatibilização dos dados (operações de transformação,​ etc.) e, a posteriori, de análise e síntese dos resultados (análise de resíduos, significância estatística,​ autocorrelação espacial, etc.). 
- 
-Os resultados esperados são: 1) a definição de variáveis sociais e métricas da paisagem relacionadas aos processos de mudança de uso e cobertura da terra a serem usados em etapas subseqüentes da pesquisa de doutorado de modelagem da dinâmica da paisagem; 2) identificação e análise de diferentes padrões de paisagem (geossistemas) e de mudanças de uso e cobertura da terra relacionadas a tais padrões. 
-