This is an old revision of the document!


Resumo dos Trabalhos

Banco de dados geográficos da FLONA do Tapajós

Luciane Yumie Sato

A floresta Amazônica ocupa uma área de aproximadamente 5 milhões de km2, sendo responsável por concentrar grande parte da biodiversidade do planeta. Apesar de sua importância, esta região sofre constantemente com o processo de desmatamento e por isso é fonte de estudos e centro de atenção da comunidade científica mundial. A FLONA do Tapajós é uma importante referência de unidade de conservação dos recursos florestais tropicais, sendo frequentemente alvo de diversos estudos. Para o desenvolvimento do trabalho da disciplina de Banco de Dados Geográficos, propõe-se a criação de um banco de dados geográficos da FLONA do Tapajós, com intuito de organizar e extrair informações para esta área de estudo. Para isso, será utilizado o aplicativo TerraView, desenvolvido pela Divisão de Processamento de Imagens (DPI) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e parceiros.
A primeira etapa do trabalho é constituída pela separação, a partir de informações da Amazônia Legal disponíveis no site do IBAMA e informações do TOPODATA/ INPE, das informações que estão contidas dentro do limite da área da FLONA do Tapajós. Para isso, será necessário utilizar as ferramentas de consulta por atributo, consulta espacial, operações geográficas, entre outras.
Na segunda etapa desse trabalho, pretende-se identificar quais são os padrões do relevo da área de estudo da FLONA do Tapajós, com o objetivo de analisar a variação e as formas do relevo dentro da área de estudo. Essa etapa será realizada através dos dados disponíveis no Banco de Dados Geomorfométricos do Brasil – TOPODATA.
De acordo com o desenvolvimento do trabalho poderão ser adicionadas outras atividades relacionadas à disciplina de Banco de Dados Geográficos, conforme apareçam necessidades.

Implementação de um Servidor Web Processing Service no Ambiente TerraOGC

Emerson L. Moraes
O uso de Sistemas de Informações Geográficas (SIG), como ferramenta se apoio à tomada de decisão aumentou nos últimos anos. Paralelamente a este aumento, o uso da internet como meio para se promover serviços capazes de disponibilizar, armazenar e até mesmo processar dados, também cresceu. Tendo em vista estes dois pontos, no ambiente de geoprocessamento existe a iniciativa do Open Geospatial Consortium (OGC) que promove a criação de uma série de padrões para interoperabilidade de dados geoespaciais, além de uma série de Web Services Geográficos. O objetivo deste trabalho é implementar um protótipo de serviço Web Processing Service (WPS), fazendo uso da extensão TerraOGC do ambiente TerraLib. Sendo este um início no suporte à especificação de serviço de processamento do OGC, internamente ao arcabouço TerraOGC que atualmente é capaz de disponibilizar serviços como Web Map Service (WMS), Web Feature Service (WFS) e Web Couverage Service (WCS).

Estudo comparativo entre os recursos de Full Text Search em SGBD’s livres focando a Geocodificação de Endereços

Felipe Siqueira
A geocodificação de endereços é um recurso muito importante em diversas áreas. Visando o estudo e desenvolvimento deste recurso, o presente trabalho tem como objetivo estudar os recursos de Full Text Search em Sistemas Gerenciadores de Banco de Dados livres para facilitar e otimizar as buscas textuais. Dentre os tópicos a serem estudados estão as características dos recursos em cada sistema e suas limitações, buscando um arquitetura de desenvolvimento e modelagem de dados comum.

Banco de dados geoquímicos de sedimentos de rio: Uma abordagem com dados de sedimentos finos do rio Ceará-Mirim RN

Igor Sena
Dados Geoquímicos são usualmente analisados em tabelas, e como tal, não possuem um significado facilmente compreensível. No entanto, quando analisados espacialmente, podem fornecer boas indicações de perturbações ambientais (sejam antropogênicas ou geogênicas), principalmente quando comparados com feições antropogênicas ou geológicas próximas. Com isto, este trabalho visa montar um banco de dados com dados de fluorescência de raios-x de sedimentos lamosos do Rio Ceará-Mirim RN de modo que eles possam ser comparados em relação ao município e unidade geológica pertencente e proximidade com feições antrópicas como cidades e estradas.


Navigation