Dicas de LaTeX

O objetivo de escrever um texto em LaTeX é não somente estruturar o conteúdo em um código-fonte independente do formato usado, mas também produzir um documento visualmente agradável. Este documento apresenta algumas dicas de LaTeX com o objetivo de auxiliar os alunos de pós-graduação do INPE a melhorar qualidade visual das suas teses, dissertações e artigos. Se você tiver alguma dica que considere interessante escreva para pedro <dot> andrade <at> inpe <dot> br, que colocarei aqui.

Aspas

As aspas em LaTeX usam caracteres especiais para início e final. O início é representado pelo símbolo de crase (`), e o final pelo símbolo de aspas simples ('). Para aspas duplas basta repetir os caracteres. Por exemplo:

`texto entre aspas simples'
``texto entre aspas duplas''

Traços e Travessões

  • um traço para hífen, para separar palavras compostas
  • dois traços para intervalos
  • três traços para sinal de pontuação para interrupção de sentença
  • para números negativos, melhor colocar entre cifrões, como qualquer número

Exemplos:

vaga-lume
3--7 (3 a 7)
Maria --- funcionária da prefeitura --- aconselhou-me que fizesse assim.
$-2$

Final de Parágrafo e Referências a Figuras e Tabelas

Nos finais de parágrafo, é recomendável que não fique sobrando uma única palavra na última linha. Para evitar isto, o LaTex possui o caractere especial ~, que funciona como espaço e deixa as duas palavras conectadas, colocando-as na mesma linha. Também é recomendável usar este caractere nas enumerações de Figuras e Tabelas. Por exemplo:

Na Figura~\ref{fig:intro} [...]

Isto garante que Figura e o seu o número fiquem na mesma linha. Também é recomendável usar o ~ entre valores e suas unidades de medida.

Forçar uma ou mais palavras inteiras em uma linha

Às vezes o LaTex automaticamente separa sílabas para quebrar uma palavra em mais de uma linha. Por exemplo, o ~ (acima) pode separar a última palavra para garantir que a última e a penúltima fiquem na mesma linha e assim produz uma última linha com apenas parte de uma palavra. Outro exemplo é quando se esta introduzindo um conceito importante no texto e o nome fica quebrado em duas linhas. Para forçar que uma ou mais palavras fiquem em uma mesma linha, coloque ela ou elas dentro de um \mbox:

Eu não quero uma linha com apenas um pedaço de \mbox{uma~palavra.}

Description

As listas mais conhecidas do LaTeX são o enumerate (1, 2, 3, …) e o itemize (todos os itens com um bullet no começo). Uma lista particularmente interessante é o description, que tem um texto ao invés de um bullet ou número. Por exemplo:

\begin{description}
\item[Pequena:] Zero a quatro módulos fiscais.
\item[Média:] Quatro a 15 módulos fiscais.
\item[Grande:] Mais de 15 módulos fiscais.
\end{description}

Localização de Tabelas e Figuras

Existem três modos básicos para a localização de Tabelas e Figuras: h (aqui), t (topo da página) e b (final da página). Lembrando que Tabelas e Figuras devem aparecer na página em que foram citadas pela primeira vez (preferencialmente) ou em alguma página subsequente. Nunca em uma página antes de serem citadas.

O código abaixo indica a preferência que a figura deverá estar. Preferencialmente aqui, se não puder coloque no topo, e se não puder coloque no final da página.

\begin{figure}[htb]

Se quiser obrigar uma figura a ficar em um determinado lugar, basta usar a exclamação. Por exemplo, no código abaixo, a figura ficará obrigatoriamente no início da página:

\begin{figure}[!t]

Citação

Existem duas formas básicas de citar a literatura, o cite e o citeonline. Veja a diferença entre eles abaixo:

\citeonline{nust2017opening} propõem o \textit{Executable Research Compendium} (ERC), uma 
especificação para empacotar pesquisas computacionais a fim de reproduzir os resultados 
de pesquisas \cite{nust2017opening}.

Este código gera o seguinte texto:

Nüst et al. (2017) propõem o Executable Research Compendium(ERC), uma especi-ficação para empacotar pesquisas computacionais a fim de reproduzir os resultadosde pesquisas (NÜST et al., 2017).

Obviamente você deve escolher apenas uma das duas formas para citar uma determinada referência.

Página com orientação de paisagem

Coloque em publicacao.tex:

\usepackage{pdflscape}

[...]
\begin{document}

Depois basta usar o begin e end landscape para colocar um determinado conteúdo em uma página com orientação de paisagem.

\begin{landscape}
\begin{table}
[...]
\end{table}
\end{landscape}

Capítulos com nota de rodapé no título

Quando um capítulo foi baseado em um artigo publicado ou submetido, é recomendável deixar esta informação explícita através de uma nota de rodapé. Por exemplo:

\chapter{LAND COVER CLASSIFICATIONS OF CLEAR-CUT DEFORESTATION USING DEEP LEARNING}
\vspace{-1.08cm}\hspace{7.02cm}
\footnote{This chapter is an adapted version of:\\
Sanchez, A., Picoli, M., Andrade, P.R., Simões, R., Santos, L., Chaves, M., Begotti, R., Camara, G. (2019). 
Land Cover Classifications of Clear-cut Deforestation Using Deep Learning. In: Geoinfo 2019. pp. 48–56.}

Corrija o espaço horizontal (7.02cm) para deixar o número da nota de rodapé logo depois do texto. Quando maior este valor, mais à direita o número vai ficar.

Caracteres em maiúsculo nas referências

Nas refências, o LaTex usualmente converte palavras para minúsculo automaticamente. Para forçar que um caracter fique em maiúsculo, coloque entre chaves. Por exemplo:

Modelos de uso da terra {III}: Uma nova abordagem

Macros

É muito comum em um texto aparecer uma mesma palavra ou sequência de palavras frequentemente. Se a palavra for grande ou necessitar algum tratamento especial (como por exemplo itálico), a chance de erros de escrita é grande. Para simplificar, é aconselhável usar macros. Macros podem ser definidas em qualquer lugar do texto, contanto que você declare antes de usar (mas é recomendável definir todas no início do texto, e se tiver muitas é bom deixar as definições ordenadas alfabeticamente). Seguem exemplos de macros:

\newcommand{\arnold}{Arnold Schwarzenegger}
\newcommand{\script}{{\it script}}
\newcommand{\scripts}{{\it scripts}}
\newcommand{\code}[1]{{\tt #1}}
\newcommand{\function}[1]{\code{#1()}}

Segue exemplo de código que usa as macros:

\arnold~implementou um {\script} com a função \function{illbeback}.

Note acima que você pode chamar a macro de duas maneiras e elas impactam na questão de ter ou não um espaço após a macro. É importante lembrar que não se deve usar espaço antes de dois pontos, ponto ou vírgula.

Para criar links para páginas na Internet, use o comando href:

\usepackage{hyperref}

[...]

\begin{document}

Acesse a página do INPE \href{http://www.inpe.br}{aqui}.

Localização final das figuras e tabelas

Em LaTeX, é sempre recomendável verificar a localização das figuras quando o texto estiver pronto. Algumas poderiam ficar em páginas anteriores mas não estão por falta de espaço. Lembre que figuras devem estar na página em que são citadas pela primeira vez ou depois. Algumas dicas:

  • Você pode colocar o código de uma figura antes do parágrafo que a cita (note que esta é uma exceção), de forma a quebrar o parágrafo que a cita em duas páginas, contanto que a citação à figura fique na primeira página.
  • Você pode usar vspace para adicionar ou remover espaços entre parágrafos, antes e depois da figura, ou no início de seções.
  • Você pode eventualmente alterar uma frase ou outra em algum parágrafo para economizar ou gastar uma ou mais linhas e com isto ajeitar a localização das figuras.

As mesmas dicas acima se aplicam para tabelas. Lembre ainda que ajustar figuras e tabelas deve ser feito do começo para o final do texto e de forma simultânea.

Separação de Sílabas em Português

\usepackage[portuguese]{babel}

[...]
\begin{document}

Navigation