Table of Contents
Fusão de Imagens do Satélite CBERS-2B no SPRING
Autoria
Laércio M. Namikawa - laercio@dpi.inpe.br
Objetivo
O objetivo deste how-to do SPRING é descrever o procedimento para colorir a imagem pancromática do sensor HRC com as cores de uma composição colorida de imagens do sensor CCD.
As imagens do CBERS-2B podem ser obtidas gratuitamente do catálogo de imagens do INPE.
O procedimento descrito usa a técnica de transformação do espaço de cores RGB para o IHS e de IHS para RGB. Na transformação RGB para IHS, as cores são obtidas de uma composição colorida de bandas CCD, e na execução da transformação inversa IHS para RGB, a componente I (intensidade) é substituída pela imagem HRC.
Obtendo o SPRING na Internet
O SPRING, nas versões Linux e Windows 95/98/NT/ME/2000/XP/Vista, pode ser obtido livremente (“freeware”) via Internet.
Importando Imagens CBERS-2B
Registrando a imagem HRC com as CCD
A imagem HRC não coincide com a CCD (veja sobre a aquisiçaõ em http://www.dgi.inpe.br/Suporte/files/HRC-CBERS-2B-informe1_PT.pdf).
O registro de imagens é a operação que produz uma nova imagem que coincide com outra existente.
Registre a imagem HRC com a CCD.
Preparando as bandas CCD
As bandas CCD tem resolução espacial de 20 metros enquanto a imagem HRC tem resolução de 2.5 metros. A resultado da fusão será melhor utilizando a restauração e a reamostragem para gerar imagens CCD com resolução espacial de 2.5 metros, ao invés da resolução original.
Restaurando
A restauração corrige as distorções inseridas pelo sensor na geração das imagens e tem parâmetros de acordo com as características do sensor. O uso desta técnica permite gerar a partir da imagem de uma banda CCD com resolução espacial de 20 metros uma nova imagem com resolução espacial de 10 metros.
Reamostrando
A imagem HRC cobre uma área 25 vezes menor que a da imagem CCD (veja aqui). Durante a reamostragem , além de reduzir a resolução do pixel das bandas CCD restauradas de 10 para 2.5 metros, as bandas devem ser recortadas para o mesmo retângulo envolvente da imagem HRC. O interpolador bilinear é utilizado para a reamostragem para garantir uma transição suave de cores entre pixels.
Preparando a imagem HRC
A imagem HRC deve ter o mesmo retângulo envolvente das bandas CCD para que a fusão seja feita corretamente. Para isto, deve-se criar um novo plano de informação e preenche-lo com a imagem HRC registrada.
Note que os procedimentos aplicados as imagens podem provocar um deslocamento das imagens. Além disto, como a área comum é menor que a área das imagens originais, o registro pode ser melhorado. Por estas razões, se necessário, execute o registro novamente. Sugere-se que se defina a imagem HRC como referência e que cada banda CCD seja registrado com esta referência. O registro pode ser executado com o procedimento já apresentado, invertendo as imagens CCD pela HRC.
Transformando RGB para IHS
As cores RGB são obtidas de uma composição colorida de bandas CCD reamostradas e transformadas nas componentes de Intensidade, Saturação e Matiz.
Para transformar, execute a seqüência:
Transformando IHS para RGB
As componentes de Saturação e Matiz geradas no passo anterior são transformadas em cores RGB substituindo a componente de Intensidade pela imagem HRC.
Para transformar, execute a seqüência:
Métodos Alternativos
Outros métodos podem ser usados como, por exemplo, o de transformação por componentes principais.
Exemplo da Fusão
Imagens Originais
Imagem RGB Resultante da Fusão
Para obter a imagem resultante inteira, acesse o link.