Structure

A TerraMA2 é um produto de software livre, desenvolvido utilizando-se como plataforma de desenvolvimento o TerraLib (www.dpi.inpe.br/terralib). É um sistema computacional (Figura 2), baseado em uma arquitetura de serviços, aberta, que provê a infraestrutura tecnológica necessária ao desenvolvimento de sistemas operacionais para monitoramento de alertas de riscos ambientais. O sistema possui serviços para buscas de dados atuais através da internet e sua incorporação à base de dados do sistema. Serviços para tratar e analisar os dados recebidos em tempo real e verificar se uma situação de risco existe para cada evento, através de uma comparação com mapas de risco ou de um modelo definido. Serviços para executar, editar e criar novos modelos de risco e alerta, além dos serviços de notificação de alerta para os usuários do sistema.

Figura 2 :

O sistema está baseado no conceito de serviços (SOA – Service Oriented Architecture), onde um serviço é uma funcionalidade independente, sem estado, que aceita uma ou mais requisições e retorna um ou mais resultados. Os serviços são administrados por um módulo (aplicativo) que permite executar operações em resposta a um “timer”. Um módulo de configuração passa os parâmetros para os serviços por interfaces específicas. Os módulos e serviços usam uma Base de Dados Geográficos para a troca de informações geográficas. Os dados da base são armazenados no formato padrão TerraLib e incluem os dados hidrometeorológicos, planos de risco e planos de informação adicionais necessários para a execução das análises e definição de alertas.

O serviço de coleta de dados é responsável pela aquisição dos dados hidrometeorológicos disponibilizados por servidores remotos, buscando periodicamente arquivos. Caso sejam encontrados, os arquivos são baixados e incluídos na base de dados geográficos. Os servidores de dados e a localização destes nos servidores são configuráveis. O serviço de gerência de planos executa verifica a manipulação de planos de informação na base de dados geográficos, como a inclusão de novos planos e listagem de planos existentes.

O serviço de análise é responsável pelo cruzamento entre as informações hidrometeorológicas, planos de risco e planos adicionais para determinação da ocorrência de zonas de alerta. Para cada análise configurada que é afetada por dados novos o algoritmo de análise respectivo é executado. Caso novos alertas sejam gerados ou um alerta antigo tenha seu nível alterado na análise, os alertas são gravados na base de dados geográficos. As análises são configuráveis com a linguagem de programação LUA (www.lua.org). O serviço de notificações é responsável pelo envio de mensagens e relatórios contendo informações a respeito das alterações nos níveis de risco detectados pelo módulo de análise. Os usuários devem se cadastrar como observadores das análises para receberem os relatórios de alteração, enviados através de correio eletrônico.

O Módulo de Administração é o aplicativo responsável pela definição do banco de dados (se estudo ou operação), dos serviços que estarão em processamento para um banco e da distribuição de cargas para mais de um computador. Enquanto o Módulo de Configuração é o aplicativo responsável por configurações do sistema, que inclui interfaces para definir que dados hidrometeorológicos serão obtidos dos servidores externos, a definição dos planos de riscos e adicionais, a definição das análises, e quais alertas serão enviados para usuários cadastrados. A TerraMA2 considera cinco níveis de alertas, de acordo com a intensidade do risco, sendo eles: normal, observação, atenção, alerta e alerta máximo, oriundo dos resultados das análises a cada novo dado coletado.


Navigation