Proposta

Um sistema operacional para monitoramento de alertas de riscos ambientais. O sistema busca dados atuais através da internet e incorpora à base de dados do sistema. Os dados novos são analisados para verificar se uma situação de risco existe, através de uma comparação com mapas de risco ou de um modelo de risco prédefinido. Um alerta é criado para cada situação de risco detetada e notificações de alerta são emitidas para os usuários.

Operação do Sistema

A operação do sistema de alerta requer o acesso a dados atuais de observação e previsão, além da disponibilidade de mapas de risco das áreas observadas ou de modelos matemáticos que definam os riscos.

Operadores do Sistema

Os operadores do sistema são organizações que monitoram a possibilidade de ocorrência do desastres ou produtores de dados, tanto de mapas e modelos de risco quanto de dados de previsão e observação.

Clientes dos Alertas

Os clientes dos alertas do sistema são os agentes que tem a competência para executar as ações preventivas para a diminuição de perdas no caso da ocorrência do desastre.

Base de Dados

Os dados necessários para a operação do sistema incluem:

  • Dados dinâmicos - dados que informam sobre a condição de variáveis obtidos a intervalos de tempo prédeterminados.
  • Dados estáticos - dados que contém informações sobre as précondições necessárias para a ocorrência de um desastre. A atualização dos dados estáticos deve ser realizada sempre que uma précondição é alterada ou quando o modelo de ocorrência do desastre é atualizado.
  • Dados adicionais - outras informações que auxiliem a localização das áreas de risco e das populações ou equipamentos vulneráveis ao desastre analisado.

Uma proposta de especificação de uma base de dados heterogênea com dados úteis para o monitoramento de áreas de risco está sendo estudada.

Tecnologias

O sistema pode ser executado em várias plataformas computacionais. A plataforma sugerida é o sistema operacional Linux em hardware x86. As seguintes tecnologias são requeridas para os operadores do sistema:

  • Servidor de páginas WEB Apache
  • Gerenciador de banco de dados Postgresql com extensão espacial Postgis
  • Ambiente de desenvolvimento de aplicativos geográficos TerraLib (inclui TerraManager, TerraPHP)

Os clientes do sistema podem receber alertas em:

  • Navegador de páginas WEB com javascript e flash
  • Mensagem por e-mail
  • Mensagem em telefone celular

Protótipo

Sistema de Informações Hidrometeorológicas e Ambientais para Prevenção e Mitigação de Desastres Naturais

Um sistema de geoprocessamento para controle, recuperação, armazenamento e processamento de informações hidrometeorológicas e ambientais, voltado ao risco de desastres naturais provocados por extremos meteorológicos e climáticos, aplicado a movimentos de massa, principalmente escorregamentos e corridas de detritos.

O mecanismo principal do sistema é o cruzamento entre os dados hidrometeorológicos e os mapas de risco. Este cruzamento é efetuado toda vez que um evento meteorológico é considerado extremo. No caso dos movimentos de massa serão considerados os diferentes processos ambientais, incluindo os escorregamentos esparsos, naturais ou induzidos, e as corridas de massa.

Os alertas são voltado para os diferentes alvos a serem afetados. Os alvos a serem considerados serão as infra-estruturas (p.ex. estradas, linhas de transmissão), populações e indústrias.

O protótipo será implementado para riscos na região de Cubatão, na Serra do Mar paulista.

Operação

O sistema foi projetada para permitir que dados hidrometeorológicos sejam buscados de uma base de dados externa e incorporada à base de dados do sistema. Sempre que um novo dado meteorológico está disponível na base de dados do sistema, análises são efetuadas, atualizando os alertas na base de dados. A existência de novos ou a alteração de alertas é verificada sendo que notificações são enviadas para os casos definidos como críticos.

Arquitetura

O sistema está baseada no conceito de serviços (SOA – Service Oriented Architecture), onde um serviço é uma funcionalidade independente, sem estado, que aceita uma ou mais requisições e retorna um ou mais resultados. Além do serviço, existem módulos, que são processos independentes que exportam alguns serviços mas também podem executar operações em resposta a um “timer”.

Os módulos e serviços usam uma Base de Dados Geográficos para a troca de informações geográficas. Os dados da base são armazenados no formato padrão TerraLib e incluem os dados hidrometeorológicas, planos de risco e planos de informação adicionais necessários para a execução das análises e definição de alertas.

  1. Módulo de Aquisição de Dados
    • Responsável pela aquisição dos dados hidrometeorológicos disponibilizados por servidores remotos, buscando periodicamente arquivos. Caso sejam encontrados, os arquivos são baixados e incluídos na base de dados geográficos. Os servidores de dados e a localização destes nos servidores são configuráveis.
  2. Módulo de Análise
    • Responsável pelo cruzamento entre as informações hidrometeorológicas, planos de risco e planos adicionais para determinação da ocorrência de zonas de alerta. Para cada análise configurada que é afetada por dados novos o algoritmo de análise respectivo é executado. Caso novos alertas sejam gerados ou um alerta antigo tenha seu nível alterado na análise, os alertas são gravados na base de dados geográficos. As análise são configuráveis.
  3. Módulo de Alerta
    • Responsável pelo envio de alertas quando uma situação de risco é detectada pelo módulo de análise. Um alerta no protótipo é enviado somente para visualização das informações de risco em aplicações desktop ou web.
  4. Interface de Configuração
    • Responsável por permitir a configuração do sistema e a inclusão de novos planos de risco ou planos adicionais na base de dados geográficos pelo usuário. Estas configurações incluem como os dados são obtidos dos servidores externos, a definição das análises, e quais alertas serão enviados.
  5. Serviços de Transformação de Dados
    • Executa transformações dos dados brutos coletados, permitindo, por exemplo, a atualização de dados de chuva acumulada e a transformação de informações pontuais usando interpoladores.
  6. Serviços de Gerência de Planos
    • Executa a serviços para manipulação de planos de informação na base de dados geográficos, como a inclusão de novos planos e listagem de planos existentes.

Documentação


Navigation