ser300:jrmgarcia:livros:bdgeo:cap02
Capítulo 2 - Algorítmos geométricos e relacionamentos topológicos
- Definições:
- Cada objeto vetorial é codificado usando um ou mais pares de coordenada.
- Ponto: é um par ordenado (x, y) de coordenadas espaciais.
- Reta: linha que une dois pontos.
- Linha poligonal: composta por uma seqüência de segmentos de reta.
- Polígono: região do plano limitada por uma linha poligonal fechada. Divide o plano em interior, que convencionalmente inclui a fronteira (a poligonal fechada) e o exterior.
- Retângulo envolvente mínimo (REM): é o menor retângulo com lados alinhados aos eixos x e y que contém a geometria do objeto. É muito usado para diminuir o custo computacional das operações.
- Algorítmos:
- Área de um triângulo: metade da área de um paralelogramo.
- Coordenadas baricêntricas: determina se ponto pertence ou não a um triângulo.
- Interseção de retângulos: antes de executar o algoritmo de determinação da interseção entre dois polígonos, comparamos seus REM diretamente. Caso os REM tenham alguma interseção, é possível que os polígonos se interceptem.
- Interseção de retas: testar se pontos p1 e p2 estão de lados opostos a p3p4 e vice-versa.
- Área de polígono: calculada em relação ao número de vértices, usando um somatório simples, baseado na soma de áreas de triângulos formados entre cada par de vértices consecutivos e a origem do sistema de coordenadas.
- Centróide de um polígono: obtido a partir da sua divisão em triângulos, calculando em seguida a média ponderada dos centros de gravidade dos triângulos usando suas áreas como peso. O centro de gravidade de cada triângulo é simplesmente a média das coordenadas de seus vértices.
- Ponto em polígono: determina se um ponto está no interior de um polígono. Esticar reta a partir do ponto em qq direção, se qtd par de cruzamentos, está fora, se ímpar, está dentro.
- Simplificação de poligonais (linhas): Linhas correspondem a cerca de 80% do volume de dados vetoriais. O primeiro objetivo para algoritmos de simplificação de linhas é “limpar” (weed) a poligonal de pontos claramente desnecessários para visualização gerando nova versão da linha. Consiste em obter uma representação mais grosseira (formada por menos vértices, e portanto mais compacta) de uma poligonal a partir de uma representação mais refinada. Em geral usa-se alguma medida da proximidade geométrica entre as poligonais, tais como o máximo ou mínimo deslocamento perpendicular permitido.
- Interseção de conjuntos de segmentos: Operações como união, interseção, diferença e as operações que avaliam o relacionamento topológico necessitam determinar esses pontos como uma das primeiras etapas de seus processamentos, sendo esta a de maior consumo de processamento. Plane Sweep e Algoritmos de interseção por partição do espaço.
- União, interseção e diferença de polígonos
- Mapas de distância (buffer zones)
- Relacionamentos topológicos
- Ao –> Interior
- ¶A –> Fronteira
- A- –> Exterior
- Intersecções:
- disjoint:
- meet:
- contains:
- cover:
- equals:
- overlap:
- inside:
- covered by:
- Operadores:
- touch:
- in:
- cross:
- overlap:
- disjoint:
- Determinação do relacionamento topológico.
ser300/jrmgarcia/livros/bdgeo/cap02.txt · Última modificação: 2009/04/06 00:53 por jrmgarcia