This is an old revision of the document!


Nara Vidal Pantoja

  • Curso: Sensoriamento Remoto (INPE)
  • Nível: Mestrado
  • Formação: Engenharia Florestal (UFAC)
  • Orientador: Dr. João Vianei Soares
  • Foco de Pesquisa: Monitoramento da cobertura florestal
  • Contato: nara@dsr.inpe.br

Proposta de trabalho em Geoprocessamento

Comnetários para Nara - Miguel

Comentários para Miguel - Nara

 05 de Maio. LEIA MEUS COMENTÁRIOS EM SEU LINK ACIMA

Título provisório: Detecção da recorrência de áreas queimadas no Estado do Acre no processo de mudança da cobertura florestal

Descrição do problema: As queimadas estão associadas ao processo de desenvolvimento e expansão de áreas para uso agrícola e pastoril. No Estado do Acre, o uso do fogo é amplamente utilizado durante o preparo da terra, que se dá com o desflorestamento seguido da queima para posterior plantio ou criação de gado. Esta prática se repete a cada ano em extensas áreas, uma vez que as queimadas estão diretamente ligadas ao desflorestamento previamente ocorrido. O tempo de reincidência do fogo numa mesma área pode ser detectado a partir da análise de focos de calor e desflorestamento.

Perguntas: No processo de conversão da cobertura florestal por desflorestamento, há reincidência de áreas queimadas ao longo dos anos? As áreas desflorestadas a partir do ano 2000 foram posteriormente queimadas a cada ano?

Premissas: O uso do fogo está presente no processo de conversão de cobertura florestal. A detecção de focos de calor e áreas desflorestadas entre os anos 2000 a 2005 no Estado do Acre pode explicar a recorrência de áreas queimadas no período.

Hipóteses: Após a ocorrência do desflorestamento nas propriedades rurais do Estado do Acre a biomassa florestal é eliminada de forma gradual através de queimadas anuais confirmadas a partir da detecção de focos de calor e desflorestamento. Em formações florestais com maior biomassa é maior a recorrência de queimadas nas áreas desflorestadas.


Navigation