Pedro Valle de Carvalho e Oliveira

  • Curso: Sensoriamento Remoto (INPE)
  • Nível: Mestrado
  • Formação: Geógrafo [Centro Universitário de Belo Horizonte - UNI-BH] (Turma 2008)
  • Pesquisa: A definir…
  • Contato: pedrovco@dsr.inpe.br

Comentários do Professor

Andamento do Trabalho Prático

Miguel,

Você verá adiante que ainda não estou certo da minha proposta de trabalho. Inicialmente, estava pensando em fazer do meu trabalho de análise espacial uma base para minha proposta de dissertação. Estava então voltando meu foco para a questão da produtividade da cana no estado de São Paulo e daí surgiu a proposta abaixo.

Proposta 1:

Elaborar um estudo multitemporal da produtividade da cana no estado de São Paulo com base em indicadores globais de autocorrelação espacial e indicadores locais de associação espacial. Teria por finalidade verificar as possíveis razões para as alterações de produtividade, seja pela evolução e expansão da indústria canavieira, seja pelo estágio de colheita (uma vez que a cana perde em produtividade com o aumento do número de cortes), ou, seja por fatores ligados ao meio ambiente (precipitações).

Porém, conversando hoje (16/10/09) com meu orientador, surgiu uma nova idéia para a minha dissertação, que tem a ver com a proposta 2.

Proposta 2: Problema: Países da União Européia, Estados Unidos, alguns organismos internacionais vêm dificultado os ideais do Brasil em transformar a cana-de-açúcar em commodity. Uma das razões para isso é que atualmente há uma discussão se a expansão da cultura canavieira influencia no desmatamento na Amazônia. Há argumentos que o desmate pode ser para o plantio da cultura ou que o seu avanço pelo estado de São Paulo pode estar diminuindo áreas de pastagem e estas estejam se deslocando para a região amazônica.

Diante disso, gostaria de fechar meu tema de trabalho da disciplina nos próximos dias levando em conta que eu marquei uma nova reunião com meu orientador na próxima semana. E também eu queria conversar com a Isabel, uma vez que ela conhece bem os estudos que ocorrem na região amazônica.

Agradeço a compreensão.

Abraço,

Pedro

Trabalho Final