Voce está em INPE :: Wiki da DPI :: Curso de Metodologia Científica

Metodologia da Pesquisa Científica

O objetivo do curso é apresentar os principais conceitos envolvidos nas atividades de pesquisa. Ele está dividido em duas partes: (a) uma discussão sobre as principais fases de um projeto de pesquisa (definição de um tema, construção de argumentos, preparação de documentos e apresentações); (b) uma discussão introdutória sobre teoria do conhecimento.

O curso visa mostrar aos alunos que a atividade de pesquisa deve ser encarada como um processo ao mesmo tempo criativo e organizado. Sem a criatividade, a inovação não acontece. Sem a organização, ela não será devidamente comunicada à comunidade científica. Espera-se que o aluno aprimore sua capacidade de definir um tema de pesquisa e de organizar seus artigos e relatórios.

Questões que toda tese deveria responder

  • Qual a pergunta científica que serviu de base para o trabalho? Ou seja, o que estamos querendo demonstrar ou explicar? Como esta pergunta avança o conhecimento? Que explicações anteriores são refutadas e/ou ampliadas pelo trabalho apresentado?
  • Qual a hipótese de trabalho feita na tese? Como esta hipótese ajuda a responder à pergunta científica?
  • Qual foi o experimento realizado para validar a hipótese? Quais são as evidências e garantias que o experimento é válido?
  • Como os resultados produzidos corroboram a hipotese postulada no inicio? O que, afinal foi produzido como corpo de conhecimento? O objetivo proposto foi alcancado? Quais as limitacoes das solucoes propostas? Qual o poder de generalidade do resultado?

Docente Responsável e Horário (2009)

  • Horário das Aulas: Segundas, 8h30 - 10h00, Sala de reuniões da direção do INPE