Grupo de Pesquisa sobre Qualidade de Imagem

Resumo

O INPE é responsável no Brasil pelo programa CBERS (China-Brazil Earth Resources Satellite) realizado em parceria com a China e iniciado em 1988, que permitiu o domínio da tecnologia de sensoriamento remoto para observação da Terra por ambos os países.

Como forma de avaliar o desempenho dos sistemas de imageamento, medem-se alguns parâmetros antes e após o lançamento do satélite para verificar se os valores medidos estão em conformidade com os valores especificados no projeto. A partir dessa informação, é possível obter os parâmetros de correção que serão usados na estação terrena de processamento dos dados.

Alguns parâmetros de desempenho são: relação sinal/ruído (SNR), resolução espacial efetiva, função de transferência de modulação (MTF), calibração relativa e calibração absoluta.

Avaliar o desempenho dos sensores óticos a bordo dos satélites é fundamental para garantir a geração de imagens com qualidade radiométrica e geométrica adequada às várias aplicações na área de sensoriamento remoto.

Objetivo

Estabelecer um plano de verificação de qualidade de imagens. Para isso, é necessário definir parâmetros de desempenho dos sensores em órbita e desenvolver um framework computacional para medir tais parâmetros de forma a avaliar a qualidade das imagens geradas, o que deve ser feito de forma sistemática e programada.

Membros

Leila Maria Garcia Fonseca

Andréa de Fátima Ferreira Canhoto

Alexandre Noma

Giovanni de Araújo Boggione

Lino Augusto Sander de Carvalho

Publicações

Referências Bibliográficas